CENTRO DE ESTUDOS TEOLÓGICOS
DA ASSEMBLEIA DE DEUS NA PARAÍBA
BACHARELADO EM TEOLOGIA
LAÉCIO BERNARDO DA
SILVA
EXEGESE
DO NOVO TESTAMENTO
TEXTO BASE
1
PEDRO 2. 4-10.
JOÃO PESSOA
2012
LAÉCIO BERNARDO DA SILVA
EXEGESE
DO NOVO TESTAMENTO
TEXTO BASE
1
PEDRO 2. 4-10.
Projeto de pesquisa apresentado à
disciplina de EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO que compõe a grade curricular do curso
de Teologia com Ênfase Ministerial (Bacharel) do Centro de Estudos da
Assembleia de Deus da Paraíba (CETAD-PB) como requisito parcial para a
conclusão da disciplina ministrada pela Prof.ª ÂNGELA
REINER ALVES.
. .
JOÃO PESSOA
2012
SUMÁRIO
- TEXTO PROPOSTO 1 PEDRO 2. 4-10.
- CONTEXTO HISTÓRICO, O QUE ESTAVA ACONTECENDO NO PERÍODO DE RELEVANTE DE 1 PEDRO 2. 4-10.
- O CONTEXTO MAIOR = CAPITULO OU FRAGMENTO; VERS. 11-17
- CONTEXTO MENOR = PERÍCOPE/TEXTO DEFINIDO; OS VERSÍCULOS 1-3 SÃO OS QUE COMPÕEM A PERÍCOPE.
- VOCÁBULOS/PALAVRAS CHAVES DO TEXTO, IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO: PEDRA; PEDRA VIVA; PEDRAS QUE VIVEM; SACERDÓCIO SANTO; PEDRA DA ESQUINA; PEDRA ANGULAR, etc.
- CONCORDÂNCIA BÍBLICA E OCORRÊNCIA DA PALAVRA EM OUTROS TEXTOS.
- COMENTÁRIOS.
- OBSERVAÇÕES PESSOAIS, TEMAS RELEVANTES. “LEMBRE-SE: TEXTO FORA DE CONTEXTO É PRETEXTO”.
- APLICAÇÃO E CONCLUSÃO.
- B I B L I O G R A F I A.
EXEGESE
DO NOVO TESTAMENTO
Profª: Ângela Reiner Alves
Aluno: LAÉCIO BERNARDO DA SILVA
Exercício
para ser entregue
1º)
Tenha o texto proposto – Texto em português.
2º)
Contexto histórico, o que estava acontecendo no período de relevante para o
texto analisado;
3º)
Veja
o contexto maior = capitulo ou fragmento;
4º)
Contexto menor = perícope/texto definido por você;
5º) Escolha
os vocábulos/palavras chaves do texto, importantes para a compreensão;
Definição/tradução das palavras no léxico ou dicionário bíblico use a palavra
em grego, e ou transliteração;
6º)
Concordância bíblica e ocorrência da palavra em outros textos;
7º)
Consulte comentários;
8º)
Observações pessoais, temas relevantes. “lembre-se: texto fora de contexto é
pretexto”;
9º)
Aplicação e conclusão.
10º) B I
B L I O G R A F I A
1º) Tenha
o texto proposto – Texto em português.
UM ESTUDO EXEGÉTICO QUE TRATA DE
INTERPRETAR O TEXTO
DE
1
Pedro 2. 4-10.
4. Chegando-vos para ele, a pedra que vive,
rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
5. Também vós mesmos, como pedras que vivem,
sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de
oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus
Cristo.
6. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em
Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo
algum, envergonhado.
7. Para vós outros, portanto, os que credes, é a
preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram,
essa veio a ser a principal pedra, angular.
8. e:
Pedra de tropeço e rocha de ofensa.
São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que
também foram postos.
9. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio
real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes
as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10.
Vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não
tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
(Almeida Revista e
Atualizada.).
ΠΕΤΡΟΥ Α 2 4-10.
4 προς ον προσερχομενοι λιθον ζωντα υπο
ανθρωπων μεν αποδεδοκιμασμενον παρα δε θεω εκλεκτον εντιμον
5 και
αυτοι ως λιθοι ζωντες οικοδομεισθε
οικος πνευματικος εις ιερατευμα αγιον
ανενεγκαι πνευματικας θυσιας ευπροσδεκτους θεω δια ιησου χριστου
6
διοτι περιεχει εν γραφη ιδου τιθημι εν σιων λιθον εκλεκτον ακρογωνιαιον εντιμον
και ο πιστευων επ αυτω ου μη καταισχυνθη
7 υμιν
ουν η τιμη τοις πιστευουσιν απιστουσιν δε λιθος ον απεδοκιμασαν οι
οικοδομουντες ουτος εγενηθη εις κεφαλην
γωνιας
8 και λιθος προσκομματος και πετρα σκανδαλου
οι προσκοπτουσιν τω λογω απειθουντες εις ο και ετεθησαν
9 υμεις δε γενος εκλεκτον βασιλειον ιερατευμα
εθνος αγιον λαος εις περιποιησιν
οπως τας αρετας εξαγγειλητε του εκ σκοτους υμας καλεσαντος εις το θαυμαστον
αυτου φως
10 οι
ποτε ου λαος νυν δε λαος θεου οι ουκ ηλεημενοι νυν δε
ελεηθεντες
2º)
Contexto histórico, o que estava acontecendo no período de relevante para o
texto analisado.
Pedro - Que antes ele
e seu irmão André eram simples homens pescadores de peixes, o Senhor Jesus os
convocou: "Sigam-me, e eu vos farei pescadores de homens. No mesmo
instante eles deixaram as redes e o seguiram" Marcos 1:16-18.
Esta epístola começa com a
frase: - Eu, PEDRO, APÓSTOLO DE JESUS CRISTO, “1 Pedro 1.1”. Pedro é a primeira
epístola (carta) do apóstolo Pedro, um dos livros do Novo Testamento da Bíblia.
Pedro ele é o bem conhecido apóstolo dos Evangelhos e de Atos é confirmado
tanto por evidências internas como externas. O autor descreve a si próprio como
testemunha dos sofrimentos de Cristo (1 Pedro 5:1), e existem vários ecos dos
ensinamentos e dos feitos de Jesus na epístola (p.ex. 1Pedro 5:2-3; João
21:15-17). Vários paralelos de pensamentos e frases entre 1 Pedro e os
discursos de Pedro em Atos dão ainda mais apoio adicional à autoria de Pedro
(p. ex. 1Pedro 2:7-8; Atos 4:10-11).
É provável que
essa carta tenha sido escrita entre 60 a 65 da era cristã. A primeira carta de Pedro foi provavelmente redigida na comunidade
judeu-cristã de Roma, e que estavam passando pela perseguição de Nero aos
cristãos, 64-67 d.c. E, que era muito
pesada em Roma e seus arredores, porém não generalizada em todo império.
Entretanto, o exemplo do imperador incentivava os inimigos dos cristãos, em
toda parte, a se prevalecer do mais leve pretexto para perseguí-los. Esta carta
foi atribuída ao apóstolo Pedro que, no final do primeiro século cristão,
quando foi escrita a carta, já havia se tornado uma figura de grande prestígio
em toda a Igreja. Como o primeiro entre os apóstolos e como mártir em Roma, sua
palavra tinha credibilidade.
Estas carta foi escrita a partir da Igreja
sediada na Babilônia, pseudônimo para Roma (1Pd 5,13), centro do
poder-dominação, dirige-se às comunidades dispersas na periferia do Império. Esta
bela carta foi escrita às cinco províncias da Ásia Menor: Ponto, Galácia,
Capadócia, Ásia e Bitínia. A Carta de Pedro é escrita para os crentes nesses
lugares, para encorajá-los e confirmar a fé em Jesus Cristo. Quando houve a perseguição dos judaizantes em
Jerusalém, os crentes foram dispersos indo por todas as partes pregando a
mensagem da Salvação. Pode-se daí deduzir que os destinatários da Primeira
Carta de Pedro eram comunidades sujeitas a muitos tipos de sofrimento, já que o
autor insiste nesse tema, que se torna central na carta. Em 4.1-5,11, há uma
forte exortação a resistir no sofrimento imposto por vizinhos pagãos, por
patrões injustos, por maridos patriarcais. O dilema está em seguir a inspiração
da fé e não se acomodar ao modo de vida dos pagãos ou, quem sabe, até mesmo
isolar-se, fugindo da convivência conflituosa com estranhos em uma cultura
hostil.
Pedro ao escrever aos crentes judeus que
estavam lutando nas perseguições, os encoraja a se conduzirem corajosamente
pela Pessoa e programa de Cristo. Tanto seu caráter quanto sua conduta deve
estar acima de reprovação. Tendo nascido novamente para uma fé viva, eles devem
imitar Aquele que é Santo e que os chamou. O fruto desse caráter será a conduta
enraizada na submissão: dos cidadãos aos governantes, dos servos aos senhores,
das esposas aos maridos, dos maridos às esposas e de um crente ao outro.
Somente quando a submissão é completamente compreendida é que Pedro trata da
difícil área do sofrimento. Os cristãos não devem achar estranhos “o fogo
ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-nos, como se alguma coisa
extraordinária estivesse acontecendo” (4.12), mas devem se regozijar por
participarem do sofrimento de Cristo. Essa resposta à vida é verdadeiramente o
clímax da nossa submissão à boa mão de Deus. O autor exorta a comunidade a ser
dirigida pela lógica do amor; assim como o Servo sofredor se torna luz para as
nações e é sinal de salvação. Humilhado, não humilha; pisado, não revida;
violentado, não violenta; caluniado, não calunia; difamado, não difama;
excluído, não exclui; marginalizado, não marginaliza; desprezado, não despreza.
Os principais temas abordados na
revelação do Senhor ao Apostolo Pedro são: Esperança da Salvação; Santidade dos
Filhos de Deus; Boa conduta do cristão; Deveres domésticos; Amor fraternal;
Paciência na aflição, segundo exemplo de Jesus; Deveres dos líderes; Humildade
e vigilância.
Trata-se de enfrentar a situação de cabeça
erguida num momento em que nem se pensa em mudá-la a partir da realidade de um
grupo tão pequeno e sem nenhuma influência social reconhecida.
3º)
Veja o contexto maior = capitulo ou fragmento.
O texto posterior a perícope analisada está
nos vers. 11-17.
Consideremos, como exemplo, 1 Pedro 2:11-17.
Antes de chegar a este trecho, observamos a ênfase na santidade dos servos de
Deus e a posição deles como o povo especial de Deus. Neste trecho, Pedro
explica um tema já introduzido em 1:17 – o procedimento do santo povo de Deus
durante o tempo aqui nesta vida terrestre. Nós Cristãos, somos cidadãos de duas
Pátrias. Vivemos aqui, mas aspiramos pela fé a Pátria Superior, isto é, a
celestial (Hebreus 11:16). Somos peregrinos aqui, não temos morada permanente
neste mundo (1 Pedro 2:11).Os cristãos são cidadãos do céu, mas residentes deste
mundo, e assim devem se ver como peregrinos e forasteiros. Por esta razão, nós
temos maior responsabilidade para com a nossa Pátria Terrena. Em outras
palavras, devemos lembrar o que disse Teilhard de Chardin em seu comentário
definindo o que seria na sua visão VIDA ESPIRITUAL, e, ele diz: - “Não somos
seres humanos passando por uma experiência espiritual, somos seres espirituais
passando por uma experiência humana.”. Sermos peregrinos aqui, não significa
que devemos deixar de cumprir as nossas responsabilidades e obrigações civis;
pois o próprio apóstolo Pedro que disse que somos peregrinos, nos exortou a ter
um exemplar procedimento, a sujeitar a toda instituição humana por causa do
Senhor Jesus, e por fim conclama os crentes a honrar a todos; a amar os irmãos,
temer a Deus e a honrar o rei (1 Pedro 2:11-17). Como deve ser O COMPORTAMENTO
destes peregrinos? Nestes versículos, ele responde a esta questão, enfatizando
a PUREZA (2:11), O BOM EXEMPLO DIANTE DOS OUTROS (2:12), O RESPEITO PARA COM AS
AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS (2:13-14) E O TRATAMENTO DE TODOS (2:15-17). Cada
frase tem seu lugar no parágrafo, e o parágrafo faz parte do contexto maior da
epístola toda.
4º)
Contexto menor = perícope/texto definido por você.
Os versículos 1-3 são os que compõem a perícope,
com mais ênfase para o versículo 1º.
Na vida dos recém-nascidos, a alegria e a
esperança querem instalar-se, pois vivem como regenerados para uma viva
esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo (1.3).
Vv. 1-3 — A epístola é dirigida às comunidades
da Ásia Menor. Os membros, atingidos pela palavra de Deus, passaram pelo
processo da nova vida e do batismo. São membros integrados na comunidade pelo
batismo. Tornaram-se diferentes dos demais. Arrancados das trevas, foram
implantados numa nova vivência. Alimentados pelo genuíno leite espiritual,
vivem em comunhão de vida com Deus e com os irmãos. Aconteceu uma transformação
fundamental, que as deixou como crianças recém-nascidas. São pessoas
diferentes, novas. Para elas não valem mais as velhas práticas. E, para vencer
e superar o dolo, a malícia e a hipocrisia, deve alimentar-se, continuamente,
do genuíno leite espiritual: A Palavra de Deus. Devem ser na vida o que se
tornaram pelo batismo: raça eleita, nação santa, sacerdócio real e casa espiritual.
O batismo não passa despercebido. Ele não é uma cerimonia bonita, passageira e
amanhã esquecida, sem valor e significação. Ele quer ser vivido por nós. Então, o ser implantado no corpo, na comunhão
como sacerdócio real, tem sua alusão e dinamização pelo genuíno leite
espiritual. Despojados da maldade, a Palavra de Deus nos conduz no crescimento
para a salvação.
Os membros aos quais se dirige a epístola de
Pedro tiveram a experiência do antes da regeneração e do depois do próprio
renascimento. Eles tinham todos os parâmetros para avaliar o velho e o novo
estado de vida, para saber o quanto o Senhor é bondoso (v. 3).
5º)
Escolha os vocábulos/palavras chaves do texto, importantes para a compreensão.
1 Pedro 2. 4 - O termo “pedra”, versão
do grego “πετρα” (petra) “Pétra” significa
rocha. Pétra é substantivo feminino.
1 Pedro 2. 4 = o termo “pedra”, versão do grego “πετρα” (petra) que aparece no texto referido acima. O v. 4 traz a figura da
pedra eleita por Deus. Jesus é indicado como a pedra viva. Ela é o tema desses
versículos, que lembram textos do Antigo Testamento: Assentei em Sião uma
pedra... Preciosa e angular (Is 28.16); e mais: Ele será pedra de tropeço (Is
8.14); e ainda: A pedra que os construtores rejeitaram (Sl 118.22). Israel usou
essa terminologia em relação ao Messias. A sua vinda aconteceu com o nascimento
de Jesus. Ele levou os pecados dos homens à cruz. É o cordeiro inocente,
sacrificado pela salvação dos homens. Nele cumpriram-se as profecias a respeito
do Messias. E os cristãos, implantados na casa espiritual pelo batismo, são
herdeiros da esperança e, como nação santa, são a nova Israel. A comunhão de
vida com Jesus é tão vigorosa, que dos seus integrantes diz o texto: Sois
edificados casa espiritual para serdes sacerdócio real.
v I Pedro 2.4-5 = Os Cristãos: PEDRAS QUE VIVEM. (λιθοι ζωντες) “Chegando-vos para ele, a
pedra que vive rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e
preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa
espiritual para ser sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios
espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”.
I Pedro 2.5 = πνευματικός, ή, óv relativo
ao espírito, espiritual—1. causado por ou cheio com o Espírito (divino),
pertencente ou correspondente ao Espirito (divino)—a. como adj. Rm 1.11; 7.14;
1 Co 10.3s; 15.44; Ef 1.3; 5.19; Cl 1.9; 3.16; 1 Pe 2.5.
I Pedro 2.5 = PEDRAS
VIVAS = (λιθοι ζωντες), Esperança e não desespero, alegria e não medo, humildade
e não violência, verdade e não mentiras marcam a vida das pedras vivas.
I Pedro 2.5 = SACERDÓCIO SANTO. (ιερατευμα
αγιον) No AT, o sacerdócio era restrito a uma minoria qualificada. Sua
atividade distintiva era oferecer sacrifícios a Deus, em prol do seu povo e
comunicar-se diretamente com Deus (Êx 19.6; 28.1; 2 Cr 29.11). Agora, por meio
de Jesus Cristo, todo crente é constituído sacerdote para o serviço de Deus (Ap
1.6; 5.10; 20.6). Esse sacerdócio de todos os crentes abrange o seguinte. (1)
Todos os crentes têm acesso direto a Deus, através de Cristo (3.18; Jo 14.6; At
4.12; Ef 2.18). (2) Todos os crentes têm a obrigação de viver uma vida santa
(vv. 5,9; 1.14-17). (3) Todos os crentes devem oferecer "sacrifícios
espirituais" a Deus, inclusive: (a) viver em obediência a Deus, sem
conformar-se com o mundo (Rm 12.1,2); (b) orar a Deus e louvá-lo (Sl 50.14; Hb
13.15. (c) servir com coração íntegro e mente disposta (1 Cr 28.9; Fp 2.17; Ef
5.1,2); (d) praticar boas ações (Hb 13.16); (e) contribuir com nossas posses
materiais (Rm 12.13; Fp 4.18) e (f) apresentar nossos corpos a Deus como
instrumentos da justiça (Rm 6.13,19). (4) Todos os crentes devem interceder e
orar uns pelos outros e por todos (Cl 4.12; 1 Tm 2.1; Ap 8.3). (5) Todos os
crentes devem proclamar a Palavra e orar pelo sucesso dela (v. 9; 3.15; At
4.31; 1 Co 14.26; 2 Ts 3.1; Hb 13.15).
v 1 Pedro 2. 4,5 = (4 - Cheguem perto Dele, a pedra viva que os seres
humanos rejeitaram como inútil, mas que Deus escolheu como de grande valor. 5 - Vocês, também, como pedras
vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês
servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus
Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite.) = PEDRA
VIVA E AS PEDRAS VIVAS: A
respeito da comunhão entre a pedra viva e as pedras vivas: Não a barreira que
as separa de Deus, e sim a comunhão que as une com Deus, é o sinal de o novo
ser. E o que oferecem a Deus não são animais sacrificados e queimados em
atendimento a uma cega obediência a prescrições vétero-testamentárias (Hb 10.4
e 13.15s.). Os seus sacrifícios são ações, serviço para os quais o Espírito
Santo os impulsiona, na entrega do coração, oração e louvor a Deus (Rm 12.1, p.
53).
A
pedra viva é, ao mesmo tempo, o divisor de águas. Aos que nela buscam sua razão
de vida, nela confiam e por ela se orientam, aguardam honra e resplendor. Aos
que negam Jesus Cristo, ela vem a ser pedra de tropeço. Eles sofrerão
condenação. Tanto o quadro da pedra preciosa quanto o de tropeço já encontramos
no AT, conforme Is 8.13s. A incredulidade do povo acarretará a sua queda. Na
aceitação de Jesus Cristo está a salvação e, na sua negação, ocorre o juízo (l
Pe 4.16-17 e Rm 2.7-8). Deus age em Jesus Cristo. Ele salva e condena. Faz o
seu Filho pedra viva, angular e preciosa para a salvação dos que crêem e pedra
de tropeço para os que negam o seu nome.
v I Pedro 2.6 = PEDRA DA ESQUINA, Alicerce! Cristo. I
Ped. 2:6; Efes. 2:20.
v I Pedro 2.6
= Σιών,
ή indecl. Sião—1. Sião, uma colina dentro da cidade de Jerusalém Hb 12.22;
Ap 14.1—2. em uso poético: a filha de Sião, e referência à Jerusalém e seus
habitantes Mt 21.5; Jo 12.15.— do povo de Israel Rm 9.33; 11.26.— Da Nova
Jerusalém do Cristianismo 1 Pe 2.6.
v I Pedro 2. vs 6, 7= “PEDRA
ANGULAR” Expressão Grega: gonia,
akrogoniaios.
v I
Pedro 2: 6-8 — A figura da pedra viva continua no centro das ações. No v. 6 são usadas
citações do AT, nas quais a pedra tem destaque. Is 28.16, admoestando Israel
para cuidar-se do desânimo, alerta que Deus não deixará que a pedra já provada, preciosa e angular,
solidamente assentada, seja destruída. No NT, em especial em nossa perícope,
Jesus Cristo, o Messias anunciado e revelado, é a pedra solidamente assentada.
E nessa pedra a sua comunidade, qualificada de raça eleita, nação santa e
sacerdócio real, está fundamentada. (Não vejo motivação para discutir, como
alguns exegetas o fazem, se a pedra angular, na comparação de uma construção,
está localizada nas fundações do prédio, no portal ou em sua cúpula.) O
decisivo é o reconhecimento de que a comunidade, ou seja, a igreja, se
fundamenta, vive e se mantém em Jesus Cristo e que é, em todos os tempos,
impulsionada para o anúncio em palavra e ação pelo poder do Espírito Santo. A
existência, a vida e a missão da igreja estão fundamentadas em Jesus Cristo.
v I Pedro 2:7 =
Para vocês que creem que Ele é precioso, e Ele lhes deu grandes e excelentes
promessas preciosas para que por elas vocês possam se tornar participantes da
natureza divina. Ele estava escrevendo para pessoas que não tinham dinheiro e
que eram as pessoas mais hostilizadas e mais pobres de serem encontradas em
qualquer lugar. Estarem seguras do que realmente tinham no Senhor era um
verdadeiro conforto
para elas.
v 1ª PEDRO 2. 8 = προσκόπτω—1. lit.—a. trans. lançar Mt 4.6;
Lc 4.11.—b. intrans. tropeçar Jo 11.9s. Bater contra Mt 7.27.-2. fig.
ofender-se, sentir repugnância, rejeitar Rm 9.32; 14.21; 1 Pe 2.8.
v 1ª PEDRO 2. 8 = PEDRA DE TROPEÇO (λιθος προσκομματος.).
v 1 PEDRO 2.8 = πρόσκομμα, ατός, tó tropeço, ofensa—1.
tropeço λίθος προσκόμματος uma pedra
que faz pessoas tropeçarem Rm 9.32s;
v 1ª PEDRO 2. 9 = POVO =
(λαος) γενος [genos] Nom.
sing.
v I Pedro 2:9 = A
NAÇÃO SANTA. (εθνος αγιον)
Os crentes são separados do mundo a fim de pertencerem totalmente a Deus (Cf.
At 20.28; Tt 2.14) e de proclamarem o evangelho da salvação para a glória e
louvor de Deus (cf. Êx 19.6; Is 43.20,21).
v I Pedro 2. 9
= περιποίησις,
εως, ή conservação Hb 10.39. Ganho 1 Ts 5.9; 2 Ts 2.14. POSSE, PROPRIEDADE Ef 1.14; 1 Pe2.9.
v I Pedro 2. 9 = θαυμαστός, ή, όν MARAVILHOSO,
extraordinário, surpreendente Mt 21.42; Mc 12.11; Jo9.30; 1 Pe2.9; Ap 15.1, 3.
v 1ª PEDRO 2. 9b = LUZ = φως
6º)
Concordância bíblica e ocorrência da palavra em outros textos.
·
1 Pedro 2. 4 - o termo “pedra”, versão do grego “πετρα” (petra) que aparece no texto
referido acima, também aparece em outros textos como: Mt 21.42ss; Atos 4.11;
·
1 Pedro 2:5ª = PEDRAS
VIVAS também
aparece em outros textos como: Ef. 2.21;Hb. 3.6.
·
I
Pedro 2.6 = PEDRA DA ESQUINA, Alicerce ! Cristo. Efes. 2:20.
·
I Pedro 2. vs 6, 7= Expressão
Grega: gonia, akrogoniaios “Pedra Angular” que aparece no texto
referido acima, também aparece em outros textos como: Is. 28.16; Sl. 118.22;
Mateus 21:42; Marcos 12:10; Atos 4:11; Efésios 2:20.
·
1ª PEDRO 2. 8 = PEDRA DE TROPEÇO, também aparece em outros
textos como: (Is 8.14);
7º) Comentários.
OS RELACIONAMENTOS DESTE TEXTO EM ANÁLISE DE 1ª PEDRO 2. 4-10. Vejamos:
A. O que os cristãos são (2.5, 9ª, 10-11ª).
1.
Pedras
vivas (2.5ª).
a.
Pedras
na construção! Vós, os salvos, I Ped. 2:5.
2.
Sacerdócio
real (2.5b).
3.
Povo
escolhido por Deus (2.9ª, 10).
B. O que Cristo é (2.4,6-8, 9b).
1.
Alicerce
Vivo (2.4ª)
a.
Ele
é a fundação preciosa dos crentes (2.4b, 7ª).
b.
Ele
é a pedra de tropeço para os nãos cristãos (2.8).
2.
Pedra
Angular (2. 6,7b).
3.
Escolhido
(2.4c).
4.
Luz
(2.9b).
1 Pedro 2. 4 - o termo “pedra”, versão
do grego “πετρα” (petra).
1 Pedro 2. 4-8 = Ao descrever a Igreja como Templo espiritual de Deus,
Pedro mencionou vários textos do AT que eram familiares aos seus leitores
judeus-cristãos: Salmos 118.22; Isaias 8.14; 28.16. Os leitores de Pedro com
certeza entenderam que aa expressão “pedras vivas” era uma referência a Israel;
então Pedro aplicou a imagem de “pedra viva” a Cristo. Uma vez mais Pedro
mostrou que a Igreja não anula a herança judaica, mas a completa. Pedro retrata a Igreja como um templo vivo,
espiritual, tendo Cristo como o alicerce e a pedra de esquina, e cada crente
como uma pedra deste edifício espiritual. Paulo retrata a Igreja como um corpo,
com Cristo sendo a cabeça e cada crente como um membro. (ver, por exemplo, Ef
4. 15,16). Ambos os retratos enfatizam a comunidade. Uma pedra não é um templo
ou sequer uma parede; uma parte do corpo é inútil sem as outras. Em nossa
sociedade individualista, é fácil nos esquecermos de nossa interdependência em
relação aos outros cristãos. Quando Deus lhe chamar para uma tarefa, lembre-se
de que Ele também está chamando outros para trabalharem com você. Juntos, seus
esforços individuais serão multiplicados. Procure tais pessoas e una-se para
construir uma bonita casa para Deus.
1 Pedro 2:5-6 = CASA ESPIRITUAL = Pedro
encorajou os crentes a vir a Jesus, para que se pudesse ser construída uma casa
espiritual de Deus. Esta casa espiritual é feita de pedras que vivem. Os
crentes são a casa espiritual edificada em Cristo.
1 Pedro 2:6 = Às vezes os cristãos
enfrentarão a vergonha ou a decepção nesta vida, mas sua confiança em Deus
nunca será em vão. Deus não os desapontará. Podemos seguramente depositar nossa
confiança Nele, porque a vida eterna que Ele prometeu é certa.
ü 1ª PEDRO 2. 6,7b
= Pedra Angular — Significado no Novo Testamento = A pedra
mais significativa em edifícios importantes é a pedra angular. Geralmente é a
primeira pedra em uma cerimônia formal. Muitas vezes é gravada com a data da
construção, ou talvez outra inscrição, homenageando uma pessoa ou um evento.
Assim, NÃO DEVEMOS NOS SURPREENDER QUE JESUS SEJA CHAMADO DE gonia, OU “PEDRA ANGULAR”, DA IGREJA. Na verdade,
Jesus usou este título para Si mesmo.
ü 1 Pedro 2:6-8 = Sem dúvida, Pedro
pensava frequentemente nas palavras que Jesus lhe havia dirigido logo após
confessar que o Senhor era “o Messias, o Filho do Deus vivo”; “Tu és Pedro, e
sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela” (Mt 16. 16-18). Qual é a pedra realmente importante no
edifício espiritual de Deus, a Igreja? Pedro responde: o próprio Cristo. Quais
são as características de Cristo a pedra angular? (1) Ele é completamente
confiável; (2) Ele é precioso para os crentes; (3) e, mesmo rejeitado por
algumas pessoas, é a parte mais importante da Igreja.
ü 1ª PEDRO 2. 7,8 = PEDRA DE TROPEÇO =
Na parábola dos arrendatários maus, que simboliza a aproximação da morte de
Jesus, Ele se chama de “PEDRA QUE OS CONSTRUTORES REJEITARAM” (cf. Mt. 21:42,
Marcos 12:10, Lucas 20:17). A definição para esta parábola foi dada no
ministério final de Jesus em Jerusalém, depois de Ele ter limpado o templo. Na
parábola, os arrendatários que cuidavam da vinha representavam os líderes judeus,
e a vinha simbolizava o povo de Deus. Os inquilinos perversamente se recusaram
a honrar o proprietário, que representava a Deus, em última análise, entregaram
o filho do dono à morte. Jesus concluiu a parábola, referindo-se aos líderes
judeus em suas próprias Escrituras, que ele entendia como o discurso de Sua
rejeição e exaltação. Jesus sabia que, embora os líderes judeus fossem
rejeitá-lo, Deus o exaltaria como a pedra angular.
ü 1 Pedro 2.8 = Jesus Cristo é
chamado “PEDRA DE TROPEÇO E ROCHA DE
ESCÂNDALO, PARA AQUELES QUE TROPEÇAM NA PALAVRA”. Alguns tropeçarão em
Cristo porque o rejeitam ou recusam-se a crer que Ele seja quem afirma ser. Mas
o Salmo 118.22 diz que: “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se
cabeça de esquina”, a parte mais importante da construção de Deus, a Igreja. Da
mesma maneira, hoje, as pessoas que se recusam a crer em Cristo, cometem o
maior engano de suas vidas. Tropeçaram naquele que poderia salvá-las e dar um
significado às suas vidas, e caíram nas mãos de Deus para julgamento.
ü 1 Pedro 2.9 = Os cristãos às vezes
falam do “sacerdócio real”. Nos tempos do AT, as pessoas não se aproximavam de
Deus diretamente. Um sacerdote agia como intermediário entre Deus e os seres
humanos pecadores. Com a vitória de Cristo na cruz, tal padrão foi mudado.
Agora podemos estar diretamente na presença de Deus, sem medo (Hb 4.16), e
recebemos a responsabilidade de aproximar outras pessoas a Ele (2 Co 5. 18-21).
Quando nos unimos a Cristo como membros de seu corpo, nos unimos à sua obra
sacerdotal de reconciliar as pessoas com Deus.
ü 1 Pedro 2.9 = No Novo Testamento
não existe mais a figura do “sacerdote” se referindo a homens, a não ser em 04
ocasiões onde ela aparece no plural (1 Pe 2:9; Ap 1:6; 5:10; 20:6), nestes
casos se referindo à toda igreja, ao conjunto do povo de Deus, como sacerdotes
do Senhor. É o que Martinho Lutero chamou de: O Sacerdócio Universal de Todos
os Crentes. Na relação dos dons citados nas escrituras (Ef 4:11; 1 Pe 4:9-10;
ü 1 Pedro 2.9,10 = As pessoa
frequentemente baseiam seu conceito próprio em suas realizações. Mas o nosso
relacionamento com Cristo é muito mais importante do que o nosso trabalho,
sucesso, riqueza ou conhecimento. Fomos particularmente escolhidos por Deus e
chamados para representa-lo às outras pessoas. Lembre-se de que seu valor se
origina de você ser um filho de Deus, e não daquilo que você pode alcançar.
Você tem valor pelo que Deus faz, não por aquilo que você faz.
8º)
Observações pessoais, temas relevantes. “lembre-se: texto fora de contexto é
pretexto”;
Esse
trabalho foi constituído de etapas de pesquisas analítico e reflexiva onde
procuramos com criatividade dissertarmos se não dissecarmos devido à vastidão
da sua amplitude, mas que nos trouxe a luz alguns esclarecimentos para
indagações referentes ao nosso texto 1 Pedro 2. 4-10. Para isso nos foi
necessários usarmos duas qualidades fundamentais: a paciência e a persistência.
O amor e a coragem, a persistência e a vitória nos levam a superar qualquer
dificuldade no nosso dia – a – dia. Diante deste estudo, em que, propriamente
eu comecei vendo muitas das dificuldades, e que mais uma vez quis retroceder
veio-me uma frase: - Acredite mais profundamente: Levante a cabeça para a
maravilhosa LUZ, ainda que no
momento você não possa ver.
A
nossa jornada no CETAD-PB nos estimula a compartilharmos de um estudo sério,
responsável e sistemático das escrituras que é um dever de todo o cristão, como
ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios da multiforme graça de Deus.
Pode ser comparada a uma LUZ que
dissipa dúvidas. E não há lugar melhor para encontrar respostas do que na
Palavra de Deus. Ser cristão não é moda é mudança de vida. CRISTÃO, que
significa ser partidário de Cristo, de sermos PEDRAS VIVAS, testemunhas vivas de Cristo, da Sua ressurreição e a indispensabilidade
de seu testemunho como meio de levar as pessoas à fé. Que cada um de nós como servos
de Deus venhamos a ser é o Alicerce Vivo. Pedras na construção: - Colocar Cristo na base
é o único alicerce do conhecimento sadio e do aprendizado. (CRISTO É A BASE DO
VERDADEIRO CONHECIMENTO). Sejamos a PEDRA
de toque do progresso espiritual em outras vidas. Porque
o melhor presente que qualquer pessoa pode receber é um verdadeiro despertar
espiritual. Aonde a água é cristalina. A terra fértil. Os campos são floridos e
verdes e o ar é tão limpo que purifica e enche de espiritualidade a quem o
respira. O Evangelho é a verdade que liberta. Ele serve para mudar a conduta
humana. Jesus é a PEDRA PRINCIPAL.
9º) Aplicação e
conclusão.
Este
estudo trata de interpretar o texto de 1Pe 2:4-10 aonde o próprio Pedro, em sua
primeira epístola apresenta um comentário da declaração que Cristo lhe fizera.
Ele afirma ser CRISTO A PEDRA QUE VIVE
sobre o qual os CRENTES são edificados, tornando-se PEDRAS QUE VIVEM, e assim, a Igreja de Cristo é edificada, obtendo
a sua vitória. Além disso, existe no Antigo Testamento uma expectativa
messiânica ligada à pedra, e no Novo Testamento existem textos que apontam
Cristo como sendo a pedra. Logo, o fundamento da Igreja Cristã é “o Cristo, o
Filho do Deus vivo” confessado por Pedro também em Mateus 16:16.
Pedro
o pescador da Galileia, que se tornou o apóstolo Pedro, escreveu a congregações
dos seus dias, provavelmente pouco mais de 30 anos após a morte de Jesus. Mas,
os problemas enfrentados pelos cristãos não mudaram muito no decorrer dos
séculos. O conselho dado por Pedro é hoje tão válido como o foi naquele tempo.
E ele estava bem habilitado para dar tal conselho.
Chegai-vos à Pedra Viva e edificai-vos numa
casa espiritual, pois sois raça eleita, 2:4-10 um bom alicerce proporcionará a
edificação de uma construção sólida e segura. Se a base é Cristo o edifício
será perfeito. Os que O rejeitam tropeçarão em Sua Palavra, pois são
desobedientes. Nós, porém, fomos por Ele eleitos com um propósito definido a
cumprir. Que com a nossa Palavra, procuremos a sabedoria de como pregar. Não há
outra coisa que nos mostre a Verdade senão Deus pela Sua Palavra. A Palavra que
é essencial para a santificação. Que
nós, tenhamos e permitamos sermos como o apóstolo Pedro um homem que foi
refinado por mais de 30 anos de experiência, a quem Jesus comissionou:
“Apascenta as minhas ovelhinhas.” (João 21:17). Essa perseverança transformou
Pedro o pescador da Galileia em um pastor bem habilitado.
Com a nossa boca, deixemos que Deus
fale por nós as maravilhas de Cristo. Não há outra maneira de ser salvo senão
pelo sangue de Cristo. Deus não escolhe os capacitados, mas os escolhe para
capacitá-los. Deus não procura pessoas capacitadas, Ele procura corações
disponíveis pra Ele e transforma a vida dos que deixam Ele entrar. Quando Deus nos pede algo, Ele nos capacita
para isso. Precisamos ter na mossa mente e no nosso coração que: Nós somos PEDRAS VIVAS e o Senhor é o construtor
que nos usa para edificar a Sua Igreja. Maravilhoso é sermos usados para
construirmos através de cada um de nós uma Igreja Viva. Uma Igreja que ensine
tudo que Jesus tem nos mandado: - ir, pregar, batizar, ensinar. Martinho Lutero naqueles tempos já reconhecia
a importância da lisura e seriedade no ensinamento das Escrituras quando disse:
- “Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado
mesmo que faça chover milagres todos os dias.” Procuremos saber andar em
obediência para poder ajudar o outro a andar em obediência. O SEGREDO É
OBEDECER: - E todas as bênçãos que a nós nos forem merecidas virão sobre nós e
nos alcançarão. Isso quando verdadeiramente ouvirmos a voz do Senhor nosso
Deus. Precisamos reter na nossa mente e no coração os ensinamentos da Palavra
de Deus, porque ela é que comanda a formação do povo de Deus. Obrigado Senhor,
por cada etapa que temos o privilégio de concluir.
10º) B
I B L I O G R A F I A.
Ø CHAMPLIM, Russel
Norman. “Comentário do Novo Testamento Versículo por Versículo”.
São Paulo (SP).
Ø BARKER,
Kenneth/BURDCK, Donald. “Bíblia de Estudo – NVI”.
1.a edição, São Paulo (SP), Editora
Vida, 2003.
Ø
SHEDD, Russel P.
“Bíblia Shedd”. 1.a
edição,
São
Paulo (SP), Editora Vida Nova, 1998.
Ø ARPER, D. Karl e ZILLESSEN, Alfred. Evangelisches Kirchenbuch. 1. ed.,
vol. I, Vandenhoeck u. Ruprecht, Goettingen.
Ø VOIGT, Gottfried. Die Lebendigen Steine — Série VI. Evangelische
Verlangsanstalt Berlin, 1983.
Ø
EICHHOLTZ, Georg.
Herr, tue meine Lippen auf. Vol. 4. Emil Müller Verlag, Wuppertal — Barmen, 1965.
Ø Wissenschaft und Praxis in Kirche una Gesellschaft (Exegese de Wolfgang
Ullmann).
Ø
Caderno
5, maio 1970. Verlag Vandenhoeck und Ruprecht, Göttingen.
Ø
Das
Neue Testament Deutsch. Caderno 10. Traduzido e comentado por Friedrich Hauck.
Verlag Vandenhoeck und Ruprecht Göttingen, 1949.
Ø SCHMIDT, Kurt Dietrich. Kirchengeschichte. 5. ed. revista, Verlag
Vandenhoeck und Ruprecht, Göttingen, 1967.
Ø
Bíblia
de Estudo Almeida, Revista e Atualizada [ARA], 2ª ed., trad. João Ferreira de
Almeida (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999), 38-39.
Ø
Russell
Norman Champlin, O Novo Testamento interpretado versículo por versículo, 6 vol.
(São Paulo: Hagnos, 2002), 1:445.
Ø
Bíblia
de Jerusalém.
Ø
Novo
Testamento Grego: Westcott-Hort (1881). Sociedade Bíblica do Brasil, 1881; 2007
S.
Ø
LÉXICO
DO NOVO TESTAMENTO GREGO / PORTUGUÊS: segunda edição, 1979, revisado por F.
Wilbur Gringrich e Frederick W. Danker. SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA
Rua Antônio Carlos Tacconi, 75 04810 São Paulo SP.
Ø
ALMEIDA,
J. F. Bíblia de Estudos Aplicação Pessoal. Versão Almeida Revista e Corrigida,
Editora CPAD Edição de 1995.
ótima exegese que Deus o abençoe, só cuidado na hora de colocar a bibliografia coloque em ordem alfabética.
ResponderExcluirMuito boa a sua orientação muito enriquecedora para mim. Vou precisar muito da vossa cooperação, estou voltando a estudar com um pouco mais de afinco.
Excluire bom
ResponderExcluirOBRIGADO por ser esse estimulo positivo para a minha busca espiritual. QUE CHUVAS DE BÊNÇÃOS SEJAM DERRAMADAS ABUNDANTEMENTE SOBRE A SUA VIDA.
ExcluirMuito bom estudo
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