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segunda-feira, 15 de outubro de 2012

TEXTO BASE: 1 PEDRO 2. 4-10. (EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO)



CENTRO DE ESTUDOS TEOLÓGICOS
DA ASSEMBLEIA DE DEUS NA PARAÍBA
BACHARELADO EM TEOLOGIA


LAÉCIO BERNARDO DA SILVA







EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO

TEXTO BASE

1 PEDRO 2. 4-10.








JOÃO PESSOA
2012







LAÉCIO BERNARDO DA SILVA







EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO
TEXTO BASE
1 PEDRO 2. 4-10.



Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO que compõe a grade curricular do curso de Teologia com Ênfase Ministerial (Bacharel) do Centro de Estudos da Assembleia de Deus da Paraíba (CETAD-PB) como requisito parcial para a conclusão da disciplina ministrada pela Prof.ª ÂNGELA REINER ALVES.
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JOÃO PESSOA
2012


SUMÁRIO

  1. TEXTO PROPOSTO 1 PEDRO 2. 4-10.

  1. CONTEXTO HISTÓRICO, O QUE ESTAVA ACONTECENDO NO PERÍODO DE RELEVANTE DE 1 PEDRO 2. 4-10.

  1. O CONTEXTO MAIOR = CAPITULO OU FRAGMENTO; VERS. 11-17

  1. CONTEXTO MENOR = PERÍCOPE/TEXTO DEFINIDO; OS VERSÍCULOS 1-3 SÃO OS QUE COMPÕEM A PERÍCOPE.

  1. VOCÁBULOS/PALAVRAS CHAVES DO TEXTO, IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO: PEDRA; PEDRA VIVA; PEDRAS QUE VIVEM; SACERDÓCIO SANTO; PEDRA DA ESQUINA; PEDRA ANGULAR, etc.

  1. CONCORDÂNCIA BÍBLICA E OCORRÊNCIA DA PALAVRA EM OUTROS TEXTOS.

  1. COMENTÁRIOS.

  1. OBSERVAÇÕES PESSOAIS, TEMAS RELEVANTES. “LEMBRE-SE: TEXTO FORA DE CONTEXTO É PRETEXTO”.

  1. APLICAÇÃO E CONCLUSÃO.

  1. B I B L I O G R A F I A.



EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO


Profª: Ângela Reiner Alves
Aluno: LAÉCIO BERNARDO DA SILVA

Exercício para ser entregue
1º) Tenha o texto proposto – Texto em português.
2º) Contexto histórico, o que estava acontecendo no período de relevante para o texto analisado;
3º) Veja o contexto maior = capitulo ou fragmento;
4º) Contexto menor = perícope/texto definido por você;
5º) Escolha os vocábulos/palavras chaves do texto, importantes para a compreensão; Definição/tradução das palavras no léxico ou dicionário bíblico use a palavra em grego, e ou transliteração;
6º) Concordância bíblica e ocorrência da palavra em outros textos;
7º) Consulte comentários;
8º) Observações pessoais, temas relevantes. “lembre-se: texto fora de contexto é pretexto”;
9º) Aplicação e conclusão.
10º) B I B L I O G R A F I A


1º) Tenha o texto proposto – Texto em português.
 UM ESTUDO EXEGÉTICO QUE TRATA DE INTERPRETAR O TEXTO
 DE
1 Pedro 2. 4-10.

4.  Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
5.  Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
6.  Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
7.  Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular.
8.  e:  Pedra de tropeço e rocha de ofensa.  São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.
9.  Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10. Vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
(Almeida Revista e Atualizada.).

ΠΕΤΡΟΥ Α 2 4-10.

4 προς ον προσερχομενοι λιθον ζωντα υπο ανθρωπων μεν αποδεδοκιμασμενον παρα δε θεω εκλεκτον εντιμον
 5 και αυτοι ως λιθοι ζωντες οικοδομεισθε οικος πνευματικος εις ιερατευμα αγιον ανενεγκαι πνευματικας θυσιας ευπροσδεκτους θεω δια ιησου χριστου
 6 διοτι περιεχει εν γραφη ιδου τιθημι εν σιων λιθον εκλεκτον ακρογωνιαιον εντιμον και ο πιστευων επ αυτω ου μη καταισχυνθη
 7 υμιν ουν η τιμη τοις πιστευουσιν απιστουσιν δε λιθος ον απεδοκιμασαν οι οικοδομουντες ουτος εγενηθη εις κεφαλην γωνιας
 8 και λιθος προσκομματος και πετρα σκανδαλου οι προσκοπτουσιν τω λογω απειθουντες εις ο και ετεθησαν

9 υμεις δε γενος εκλεκτον βασιλειον ιερατευμα εθνος αγιον λαος εις περιποιησιν οπως τας αρετας εξαγγειλητε του εκ σκοτους υμας καλεσαντος εις το θαυμαστον αυτου φως
 10 οι ποτε ου λαος νυν δε λαος θεου οι ουκ ηλεημενοι νυν δε ελεηθεντες


2º) Contexto histórico, o que estava acontecendo no período de relevante para o texto analisado.
           
            Pedro - Que antes ele e seu irmão André eram simples homens pescadores de peixes, o Senhor Jesus os convocou: "Sigam-me, e eu vos farei pescadores de homens. No mesmo instante eles deixaram as redes e o seguiram" Marcos 1:16-18.
Esta epístola começa com a frase: - Eu, PEDRO, APÓSTOLO DE JESUS CRISTO, “1 Pedro 1.1”. Pedro é a primeira epístola (carta) do apóstolo Pedro, um dos livros do Novo Testamento da Bíblia. Pedro ele é o bem conhecido apóstolo dos Evangelhos e de Atos é confirmado tanto por evidências internas como externas. O autor descreve a si próprio como testemunha dos sofrimentos de Cristo (1 Pedro 5:1), e existem vários ecos dos ensinamentos e dos feitos de Jesus na epístola (p.ex. 1Pedro 5:2-3; João 21:15-17). Vários paralelos de pensamentos e frases entre 1 Pedro e os discursos de Pedro em Atos dão ainda mais apoio adicional à autoria de Pedro (p. ex. 1Pedro 2:7-8; Atos 4:10-11).
             É provável que essa carta tenha sido escrita entre 60 a 65 da era cristã. A primeira carta de Pedro foi provavelmente redigida na comunidade judeu-cristã de Roma, e que estavam passando pela perseguição de Nero aos cristãos, 64-67 d.c.  E, que era muito pesada em Roma e seus arredores, porém não generalizada em todo império. Entretanto, o exemplo do imperador incentivava os inimigos dos cristãos, em toda parte, a se prevalecer do mais leve pretexto para perseguí-los. Esta carta foi atribuída ao apóstolo Pedro que, no final do primeiro século cristão, quando foi escrita a carta, já havia se tornado uma figura de grande prestígio em toda a Igreja. Como o primeiro entre os apóstolos e como mártir em Roma, sua palavra tinha credibilidade.
Estas carta foi escrita a partir da Igreja sediada na Babilônia, pseudônimo para Roma (1Pd 5,13), centro do poder-dominação, dirige-se às comunidades dispersas na periferia do Império. Esta bela carta foi escrita às cinco províncias da Ásia Menor: Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. A Carta de Pedro é escrita para os crentes nesses lugares, para encorajá-los e confirmar a fé em Jesus Cristo.  Quando houve a perseguição dos judaizantes em Jerusalém, os crentes foram dispersos indo por todas as partes pregando a mensagem da Salvação. Pode-se daí deduzir que os destinatários da Primeira Carta de Pedro eram comunidades sujeitas a muitos tipos de sofrimento, já que o autor insiste nesse tema, que se torna central na carta. Em 4.1-5,11, há uma forte exortação a resistir no sofrimento imposto por vizinhos pagãos, por patrões injustos, por maridos patriarcais. O dilema está em seguir a inspiração da fé e não se acomodar ao modo de vida dos pagãos ou, quem sabe, até mesmo isolar-se, fugindo da convivência conflituosa com estranhos em uma cultura hostil.
Pedro ao escrever aos crentes judeus que estavam lutando nas perseguições, os encoraja a se conduzirem corajosamente pela Pessoa e programa de Cristo. Tanto seu caráter quanto sua conduta deve estar acima de reprovação. Tendo nascido novamente para uma fé viva, eles devem imitar Aquele que é Santo e que os chamou. O fruto desse caráter será a conduta enraizada na submissão: dos cidadãos aos governantes, dos servos aos senhores, das esposas aos maridos, dos maridos às esposas e de um crente ao outro. Somente quando a submissão é completamente compreendida é que Pedro trata da difícil área do sofrimento. Os cristãos não devem achar estranhos “o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-nos, como se alguma coisa extraordinária estivesse acontecendo” (4.12), mas devem se regozijar por participarem do sofrimento de Cristo. Essa resposta à vida é verdadeiramente o clímax da nossa submissão à boa mão de Deus. O autor exorta a comunidade a ser dirigida pela lógica do amor; assim como o Servo sofredor se torna luz para as nações e é sinal de salvação. Humilhado, não humilha; pisado, não revida; violentado, não violenta; caluniado, não calunia; difamado, não difama; excluído, não exclui; marginalizado, não marginaliza; desprezado, não despreza. Os  principais temas abordados na revelação do Senhor ao Apostolo Pedro são: Esperança da Salvação; Santidade dos Filhos de Deus; Boa conduta do cristão; Deveres domésticos; Amor fraternal; Paciência na aflição, segundo exemplo de Jesus; Deveres dos líderes; Humildade e vigilância.
Trata-se de enfrentar a situação de cabeça erguida num momento em que nem se pensa em mudá-la a partir da realidade de um grupo tão pequeno e sem nenhuma influência social reconhecida.
           

3º) Veja o contexto maior = capitulo ou fragmento.

O texto posterior a perícope analisada está nos vers.  11-17.
Consideremos, como exemplo, 1 Pedro 2:11-17. Antes de chegar a este trecho, observamos a ênfase na santidade dos servos de Deus e a posição deles como o povo especial de Deus. Neste trecho, Pedro explica um tema já introduzido em 1:17 – o procedimento do santo povo de Deus durante o tempo aqui nesta vida terrestre. Nós Cristãos, somos cidadãos de duas Pátrias. Vivemos aqui, mas aspiramos pela fé a Pátria Superior, isto é, a celestial (Hebreus 11:16). Somos peregrinos aqui, não temos morada permanente neste mundo (1 Pedro 2:11).Os cristãos são cidadãos do céu, mas residentes deste mundo, e assim devem se ver como peregrinos e forasteiros. Por esta razão, nós temos maior responsabilidade para com a nossa Pátria Terrena. Em outras palavras, devemos lembrar o que disse Teilhard de Chardin em seu comentário definindo o que seria na sua visão VIDA ESPIRITUAL, e, ele diz: - “Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual, somos seres espirituais passando por uma experiência humana.”. Sermos peregrinos aqui, não significa que devemos deixar de cumprir as nossas responsabilidades e obrigações civis; pois o próprio apóstolo Pedro que disse que somos peregrinos, nos exortou a ter um exemplar procedimento, a sujeitar a toda instituição humana por causa do Senhor Jesus, e por fim conclama os crentes a honrar a todos; a amar os irmãos, temer a Deus e a honrar o rei (1 Pedro 2:11-17). Como deve ser O COMPORTAMENTO destes peregrinos? Nestes versículos, ele responde a esta questão, enfatizando a PUREZA (2:11), O BOM EXEMPLO DIANTE DOS OUTROS (2:12), O RESPEITO PARA COM AS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS (2:13-14) E O TRATAMENTO DE TODOS (2:15-17). Cada frase tem seu lugar no parágrafo, e o parágrafo faz parte do contexto maior da epístola toda.

4º) Contexto menor = perícope/texto definido por você.

Os versículos 1-3 são os que compõem a perícope, com mais ênfase para o versículo 1º.
Na vida dos recém-nascidos, a alegria e a esperança querem instalar-se, pois vivem como regenerados para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo (1.3).
Vv. 1-3 — A epístola é dirigida às comunidades da Ásia Menor. Os membros, atingidos pela palavra de Deus, passaram pelo processo da nova vida e do batismo. São membros integrados na comunidade pelo batismo. Tornaram-se diferentes dos demais. Arrancados das trevas, foram implantados numa nova vivência. Alimentados pelo genuíno leite espiritual, vivem em comunhão de vida com Deus e com os irmãos. Aconteceu uma transformação fundamental, que as deixou como crianças recém-nascidas. São pessoas diferentes, novas. Para elas não valem mais as velhas práticas. E, para vencer e superar o dolo, a malícia e a hipocrisia, deve alimentar-se, continuamente, do genuíno leite espiritual: A Palavra de Deus. Devem ser na vida o que se tornaram pelo batismo: raça eleita, nação santa, sacerdócio real e casa espiritual. O batismo não passa despercebido. Ele não é uma cerimonia bonita, passageira e amanhã esquecida, sem valor e significação. Ele quer ser vivido por nós.  Então, o ser implantado no corpo, na comunhão como sacerdócio real, tem sua alusão e dinamização pelo genuíno leite espiritual. Despojados da maldade, a Palavra de Deus nos conduz no crescimento para a salvação.
Os membros aos quais se dirige a epístola de Pedro tiveram a experiência do antes da regeneração e do depois do próprio renascimento. Eles tinham todos os parâmetros para avaliar o velho e o novo estado de vida, para saber o quanto o Senhor é bondoso (v. 3).

5º) Escolha os vocábulos/palavras chaves do texto, importantes para a compreensão.

1 Pedro 2. 4 - O termo “pedra”, versão do grego “πετρα” (petra) “Pétra” significa rocha. Pétra é substantivo feminino.  
 1 Pedro 2. 4 = o termo “pedra”, versão do grego “πετρα” (petra) que aparece no texto referido acima. O v. 4 traz a figura da pedra eleita por Deus. Jesus é indicado como a pedra viva. Ela é o tema desses versículos, que lembram textos do Antigo Testamento: Assentei em Sião uma pedra... Preciosa e angular (Is 28.16); e mais: Ele será pedra de tropeço (Is 8.14); e ainda: A pedra que os construtores rejeitaram (Sl 118.22). Israel usou essa terminologia em relação ao Messias. A sua vinda aconteceu com o nascimento de Jesus. Ele levou os pecados dos homens à cruz. É o cordeiro inocente, sacrificado pela salvação dos homens. Nele cumpriram-se as profecias a respeito do Messias. E os cristãos, implantados na casa espiritual pelo batismo, são herdeiros da esperança e, como nação santa, são a nova Israel. A comunhão de vida com Jesus é tão vigorosa, que dos seus integrantes diz o texto: Sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio real.
v  I Pedro 2.4-5 = Os Cristãos: PEDRAS QUE VIVEM. (λιθοι ζωντες) “Chegando-vos para ele, a pedra que vive rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para ser sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”.
 I Pedro 2.5 = πνευματικός, ή, óv relativo ao espírito, espiritual—1. causado por ou cheio com o Espírito (divino), pertencente ou correspondente ao Espirito (divino)—a. como adj. Rm 1.11; 7.14; 1 Co 10.3s; 15.44; Ef 1.3; 5.19; Cl 1.9; 3.16; 1 Pe 2.5. 
 I Pedro 2.5 = PEDRAS VIVAS = (λιθοι ζωντες), Esperança e não desespero, alegria e não medo, humildade e não violência, verdade e não mentiras marcam a vida das pedras vivas.  
 I Pedro 2.5 = SACERDÓCIO SANTO.  (ιερατευμα αγιον) No AT, o sacerdócio era restrito a uma minoria qualificada. Sua atividade distintiva era oferecer sacrifícios a Deus, em prol do seu povo e comunicar-se diretamente com Deus (Êx 19.6; 28.1; 2 Cr 29.11). Agora, por meio de Jesus Cristo, todo crente é constituído sacerdote para o serviço de Deus (Ap 1.6; 5.10; 20.6). Esse sacerdócio de todos os crentes abrange o seguinte. (1) Todos os crentes têm acesso direto a Deus, através de Cristo (3.18; Jo 14.6; At 4.12; Ef 2.18). (2) Todos os crentes têm a obrigação de viver uma vida santa (vv. 5,9; 1.14-17). (3) Todos os crentes devem oferecer "sacrifícios espirituais" a Deus, inclusive: (a) viver em obediência a Deus, sem conformar-se com o mundo (Rm 12.1,2); (b) orar a Deus e louvá-lo (Sl 50.14; Hb 13.15. (c) servir com coração íntegro e mente disposta (1 Cr 28.9; Fp 2.17; Ef 5.1,2); (d) praticar boas ações (Hb 13.16); (e) contribuir com nossas posses materiais (Rm 12.13; Fp 4.18) e (f) apresentar nossos corpos a Deus como instrumentos da justiça (Rm 6.13,19). (4) Todos os crentes devem interceder e orar uns pelos outros e por todos (Cl 4.12; 1 Tm 2.1; Ap 8.3). (5) Todos os crentes devem proclamar a Palavra e orar pelo sucesso dela (v. 9; 3.15; At 4.31; 1 Co 14.26; 2 Ts 3.1; Hb 13.15).
v  1 Pedro 2. 4,5 = (4 - Cheguem perto Dele, a pedra viva que os seres humanos rejeitaram como inútil, mas que Deus escolheu como de grande valor. 5 - Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite.) = PEDRA VIVA E AS PEDRAS VIVAS: A respeito da comunhão entre a pedra viva e as pedras vivas: Não a barreira que as separa de Deus, e sim a comunhão que as une com Deus, é o sinal de o novo ser. E o que oferecem a Deus não são animais sacrificados e queimados em atendimento a uma cega obediência a prescrições vétero-testamentárias (Hb 10.4 e 13.15s.). Os seus sacrifícios são ações, serviço para os quais o Espírito Santo os impulsiona, na entrega do coração, oração e louvor a Deus (Rm 12.1, p. 53). 
A pedra viva é, ao mesmo tempo, o divisor de águas. Aos que nela buscam sua razão de vida, nela confiam e por ela se orientam, aguardam honra e resplendor. Aos que negam Jesus Cristo, ela vem a ser pedra de tropeço. Eles sofrerão condenação. Tanto o quadro da pedra preciosa quanto o de tropeço já encontramos no AT, conforme Is 8.13s. A incredulidade do povo acarretará a sua queda. Na aceitação de Jesus Cristo está a salvação e, na sua negação, ocorre o juízo (l Pe 4.16-17 e Rm 2.7-8). Deus age em Jesus Cristo. Ele salva e condena. Faz o seu Filho pedra viva, angular e preciosa para a salvação dos que crêem e pedra de tropeço para os que negam o seu nome.
v  I Pedro 2.6 = PEDRA DA ESQUINA, Alicerce! Cristo. I Ped. 2:6; Efes. 2:20.
v  I Pedro 2.6 =   Σιών, ή indecl. Sião—1. Sião, uma colina dentro da cidade de Jerusalém Hb 12.22; Ap 14.1—2. em uso poético: a filha de Sião, e referência à Jerusalém e seus habitantes Mt 21.5; Jo 12.15.— do povo de Israel Rm 9.33; 11.26.— Da Nova Jerusalém do Cristianismo 1 Pe 2.6.
v  I Pedro 2. vs 6, 7=  “PEDRA ANGULAR” Expressão Grega: gonia, akrogoniaios.
v   I Pedro 2: 6-8 — A figura da pedra viva continua no centro das ações. No v. 6 são usadas citações do AT, nas quais a pedra tem destaque. Is 28.16, admoestando Israel para cuidar-se do desânimo, alerta que Deus não deixará que a pedra já provada, preciosa e angular, solidamente assentada, seja destruída. No NT, em especial em nossa perícope, Jesus Cristo, o Messias anunciado e revelado, é a pedra solidamente assentada. E nessa pedra a sua comunidade, qualificada de raça eleita, nação santa e sacerdócio real, está fundamentada. (Não vejo motivação para discutir, como alguns exegetas o fazem, se a pedra angular, na comparação de uma construção, está localizada nas fundações do prédio, no portal ou em sua cúpula.) O decisivo é o reconhecimento de que a comunidade, ou seja, a igreja, se fundamenta, vive e se mantém em Jesus Cristo e que é, em todos os tempos, impulsionada para o anúncio em palavra e ação pelo poder do Espírito Santo. A existência, a vida e a missão da igreja estão fundamentadas em Jesus Cristo.
v  I Pedro 2:7 = Para vocês que creem que Ele é precioso, e Ele lhes deu grandes e excelentes promessas preciosas para que por elas vocês possam se tornar participantes da natureza divina. Ele estava escrevendo para pessoas que não tinham dinheiro e que eram as pessoas mais hostilizadas e mais pobres de serem encontradas em qualquer lugar. Estarem seguras do que realmente tinham no Senhor era um verdadeiro conforto para elas.
v  1ª PEDRO 2. 8 = προσκόπτω—1. lit.—a. trans. lançar Mt 4.6; Lc 4.11.—b. intrans. tropeçar Jo 11.9s. Bater contra Mt 7.27.-2. fig. ofender-se, sentir repugnância, rejeitar Rm 9.32; 14.21; 1 Pe 2.8.
v  1ª PEDRO 2. 8 = PEDRA DE TROPEÇO (λιθος προσκομματος.).
v  1 PEDRO 2.8 = πρόσκομμα, ατός, tó tropeço, ofensa—1. tropeço λίθος προσκόμματος uma pedra que faz pessoas tropeçarem Rm 9.32s;
v  1ª PEDRO 2. 9 = POVO =  (λαος) γενος [genos] Nom. sing.
v  I Pedro 2:9 = A NAÇÃO SANTA. (εθνος αγιον) Os crentes são separados do mundo a fim de pertencerem totalmente a Deus (Cf. At 20.28; Tt 2.14) e de proclamarem o evangelho da salvação para a glória e louvor de Deus (cf. Êx 19.6; Is 43.20,21).
v  I Pedro 2. 9 =  περιποίησις, εως, ή conservação Hb 10.39. Ganho 1 Ts 5.9; 2 Ts 2.14. POSSE, PROPRIEDADE Ef 1.14; 1 Pe2.9.
v  I Pedro 2. 9 = θαυμαστός, ή, όν MARAVILHOSO, extraordinário, surpreendente Mt 21.42; Mc 12.11; Jo9.30; 1 Pe2.9; Ap 15.1, 3.
v  1ª PEDRO 2. 9b = LUZ = φως

6º) Concordância bíblica e ocorrência da palavra em outros textos.

·         1 Pedro 2. 4 - o termo “pedra”, versão do grego “πετρα” (petra) que aparece no texto referido acima, também aparece em outros textos como: Mt 21.42ss; Atos 4.11;
·         1 Pedro 2:5ª = PEDRAS VIVAS também aparece em outros textos como: Ef. 2.21;Hb. 3.6.
·         I Pedro 2.6 =  PEDRA DA ESQUINA, Alicerce ! Cristo. Efes. 2:20.
·         I Pedro 2. vs 6, 7=  Expressão Grega: gonia, akrogoniaios “Pedra Angular” que aparece no texto referido acima, também aparece em outros textos como: Is. 28.16; Sl. 118.22; Mateus 21:42; Marcos 12:10; Atos 4:11; Efésios 2:20.
·         1ª PEDRO 2. 8 = PEDRA DE TROPEÇO, também aparece em outros textos como: (Is 8.14);

7º)  Comentários.

OS RELACIONAMENTOS DESTE TEXTO EM ANÁLISE DE 1ª PEDRO 2. 4-10. Vejamos:
A.   O que os cristãos são (2.5, 9ª, 10-11ª).
1.    Pedras vivas (2.5ª).
a.    Pedras na construção! Vós, os salvos, I Ped. 2:5.
2.    Sacerdócio real (2.5b).
3.    Povo escolhido por Deus (2.9ª, 10).

B.   O que Cristo é (2.4,6-8, 9b).
1.    Alicerce Vivo (2.4ª)
a.    Ele é a fundação preciosa dos crentes (2.4b, 7ª).
b.    Ele é a pedra de tropeço para os nãos cristãos (2.8).
2.    Pedra Angular (2. 6,7b).
3.    Escolhido (2.4c).
4.    Luz (2.9b).
 1 Pedro 2. 4 - o termo “pedra”, versão do grego “πετρα” (petra). 
 1 Pedro 2. 4-8 = Ao descrever a Igreja como Templo espiritual de Deus, Pedro mencionou vários textos do AT que eram familiares aos seus leitores judeus-cristãos: Salmos 118.22; Isaias 8.14; 28.16. Os leitores de Pedro com certeza entenderam que aa expressão “pedras vivas” era uma referência a Israel; então Pedro aplicou a imagem de “pedra viva” a Cristo. Uma vez mais Pedro mostrou que a Igreja não anula a herança judaica, mas a completa.  Pedro retrata a Igreja como um templo vivo, espiritual, tendo Cristo como o alicerce e a pedra de esquina, e cada crente como uma pedra deste edifício espiritual. Paulo retrata a Igreja como um corpo, com Cristo sendo a cabeça e cada crente como um membro. (ver, por exemplo, Ef 4. 15,16). Ambos os retratos enfatizam a comunidade. Uma pedra não é um templo ou sequer uma parede; uma parte do corpo é inútil sem as outras. Em nossa sociedade individualista, é fácil nos esquecermos de nossa interdependência em relação aos outros cristãos. Quando Deus lhe chamar para uma tarefa, lembre-se de que Ele também está chamando outros para trabalharem com você. Juntos, seus esforços individuais serão multiplicados. Procure tais pessoas e una-se para construir uma bonita casa para Deus.
 1 Pedro 2:5-6 = CASA ESPIRITUAL = Pedro encorajou os crentes a vir a Jesus, para que se pudesse ser construída uma casa espiritual de Deus. Esta casa espiritual é feita de pedras que vivem. Os crentes são a casa espiritual edificada em Cristo. 
  1 Pedro 2:6  = Às vezes os cristãos enfrentarão a vergonha ou a decepção nesta vida, mas sua confiança em Deus nunca será em vão. Deus não os desapontará. Podemos seguramente depositar nossa confiança Nele, porque a vida eterna que Ele prometeu é certa.
ü  1ª PEDRO 2. 6,7b = Pedra AngularSignificado no Novo Testamento = A pedra mais significativa em edifícios importantes é a pedra angular. Geralmente é a primeira pedra em uma cerimônia formal. Muitas vezes é gravada com a data da construção, ou talvez outra inscrição, homenageando uma pessoa ou um evento. Assim, NÃO DEVEMOS NOS SURPREENDER QUE JESUS SEJA CHAMADO DE gonia, OU “PEDRA ANGULAR”, DA IGREJA. Na verdade, Jesus usou este título para Si mesmo. 
ü  1 Pedro 2:6-8 = Sem dúvida, Pedro pensava frequentemente nas palavras que Jesus lhe havia dirigido logo após confessar que o Senhor era “o Messias, o Filho do Deus vivo”; “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16. 16-18). Qual é a pedra realmente importante no edifício espiritual de Deus, a Igreja? Pedro responde: o próprio Cristo. Quais são as características de Cristo a pedra angular? (1) Ele é completamente confiável; (2) Ele é precioso para os crentes; (3) e, mesmo rejeitado por algumas pessoas, é a parte mais importante da Igreja.
ü  1ª PEDRO 2. 7,8 = PEDRA DE TROPEÇO = Na parábola dos arrendatários maus, que simboliza a aproximação da morte de Jesus, Ele se chama de “PEDRA QUE OS CONSTRUTORES REJEITARAM” (cf. Mt. 21:42, Marcos 12:10, Lucas 20:17). A definição para esta parábola foi dada no ministério final de Jesus em Jerusalém, depois de Ele ter limpado o templo. Na parábola, os arrendatários que cuidavam da vinha representavam os líderes judeus, e a vinha simbolizava o povo de Deus. Os inquilinos perversamente se recusaram a honrar o proprietário, que representava a Deus, em última análise, entregaram o filho do dono à morte. Jesus concluiu a parábola, referindo-se aos líderes judeus em suas próprias Escrituras, que ele entendia como o discurso de Sua rejeição e exaltação. Jesus sabia que, embora os líderes judeus fossem rejeitá-lo, Deus o exaltaria como a pedra angular.
ü  1 Pedro 2.8 = Jesus Cristo é chamado “PEDRA DE TROPEÇO E ROCHA DE ESCÂNDALO, PARA AQUELES QUE TROPEÇAM NA PALAVRA”. Alguns tropeçarão em Cristo porque o rejeitam ou recusam-se a crer que Ele seja quem afirma ser. Mas o Salmo 118.22 diz que: “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se cabeça de esquina”, a parte mais importante da construção de Deus, a Igreja. Da mesma maneira, hoje, as pessoas que se recusam a crer em Cristo, cometem o maior engano de suas vidas. Tropeçaram naquele que poderia salvá-las e dar um significado às suas vidas, e caíram nas mãos de Deus para julgamento.
ü  1 Pedro 2.9 = Os cristãos às vezes falam do “sacerdócio real”. Nos tempos do AT, as pessoas não se aproximavam de Deus diretamente. Um sacerdote agia como intermediário entre Deus e os seres humanos pecadores. Com a vitória de Cristo na cruz, tal padrão foi mudado. Agora podemos estar diretamente na presença de Deus, sem medo (Hb 4.16), e recebemos a responsabilidade de aproximar outras pessoas a Ele (2 Co 5. 18-21). Quando nos unimos a Cristo como membros de seu corpo, nos unimos à sua obra sacerdotal de reconciliar as pessoas com Deus.
ü  1 Pedro 2.9 = No Novo Testamento não existe mais a figura do “sacerdote” se referindo a homens, a não ser em 04 ocasiões onde ela aparece no plural (1 Pe 2:9; Ap 1:6; 5:10; 20:6), nestes casos se referindo à toda igreja, ao conjunto do povo de Deus, como sacerdotes do Senhor. É o que Martinho Lutero chamou de: O Sacerdócio Universal de Todos os Crentes. Na relação dos dons citados nas escrituras (Ef 4:11; 1 Pe 4:9-10;
ü  1 Pedro 2.9,10 = As pessoa frequentemente baseiam seu conceito próprio em suas realizações. Mas o nosso relacionamento com Cristo é muito mais importante do que o nosso trabalho, sucesso, riqueza ou conhecimento. Fomos particularmente escolhidos por Deus e chamados para representa-lo às outras pessoas. Lembre-se de que seu valor se origina de você ser um filho de Deus, e não daquilo que você pode alcançar. Você tem valor pelo que Deus faz, não por aquilo que você faz.
8º) Observações pessoais, temas relevantes. “lembre-se: texto fora de contexto é pretexto”;
            Esse trabalho foi constituído de etapas de pesquisas analítico e reflexiva onde procuramos com criatividade dissertarmos se não dissecarmos devido à vastidão da sua amplitude, mas que nos trouxe a luz alguns esclarecimentos para indagações referentes ao nosso texto 1 Pedro 2. 4-10. Para isso nos foi necessários usarmos duas qualidades fundamentais: a paciência e a persistência. O amor e a coragem, a persistência e a vitória nos levam a superar qualquer dificuldade no nosso dia – a – dia. Diante deste estudo, em que, propriamente eu comecei vendo muitas das dificuldades, e que mais uma vez quis retroceder veio-me uma frase: - Acredite mais profundamente: Levante a cabeça para a maravilhosa LUZ, ainda que no momento você não possa ver.
            A nossa jornada no CETAD-PB nos estimula a compartilharmos de um estudo sério, responsável e sistemático das escrituras que é um dever de todo o cristão, como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios da multiforme graça de Deus. Pode ser comparada a uma LUZ que dissipa dúvidas. E não há lugar melhor para encontrar respostas do que na Palavra de Deus. Ser cristão não é moda é mudança de vida. CRISTÃO, que significa ser partidário de Cristo, de sermos PEDRAS VIVAS, testemunhas vivas de Cristo, da Sua ressurreição e a indispensabilidade de seu testemunho como meio de levar as pessoas à fé. Que cada um de nós como servos de Deus venhamos a ser é o Alicerce Vivo.  Pedras na construção: - Colocar Cristo na base é o único alicerce do conhecimento sadio e do aprendizado. (CRISTO É A BASE DO VERDADEIRO CONHECIMENTO). Sejamos a PEDRA de toque do progresso espiritual em outras vidas.           Porque o melhor presente que qualquer pessoa pode receber é um verdadeiro despertar espiritual. Aonde a água é cristalina. A terra fértil. Os campos são floridos e verdes e o ar é tão limpo que purifica e enche de espiritualidade a quem o respira. O Evangelho é a verdade que liberta. Ele serve para mudar a conduta humana. Jesus é a PEDRA PRINCIPAL.


9º) Aplicação e conclusão.
           
            Este estudo trata de interpretar o texto de 1Pe 2:4-10 aonde o próprio Pedro, em sua primeira epístola apresenta um comentário da declaração que Cristo lhe fizera. Ele afirma ser CRISTO A PEDRA QUE VIVE sobre o qual os CRENTES são edificados, tornando-se PEDRAS QUE VIVEM, e assim, a Igreja de Cristo é edificada, obtendo a sua vitória. Além disso, existe no Antigo Testamento uma expectativa messiânica ligada à pedra, e no Novo Testamento existem textos que apontam Cristo como sendo a pedra. Logo, o fundamento da Igreja Cristã é “o Cristo, o Filho do Deus vivo” confessado por Pedro também em Mateus 16:16.
            Pedro o pescador da Galileia, que se tornou o apóstolo Pedro, escreveu a congregações dos seus dias, provavelmente pouco mais de 30 anos após a morte de Jesus. Mas, os problemas enfrentados pelos cristãos não mudaram muito no decorrer dos séculos. O conselho dado por Pedro é hoje tão válido como o foi naquele tempo. E ele estava bem habilitado para dar tal conselho.
Chegai-vos à Pedra Viva e edificai-vos numa casa espiritual, pois sois raça eleita, 2:4-10 um bom alicerce proporcionará a edificação de uma construção sólida e segura. Se a base é Cristo o edifício será perfeito. Os que O rejeitam tropeçarão em Sua Palavra, pois são desobedientes. Nós, porém, fomos por Ele eleitos com um propósito definido a cumprir. Que com a nossa Palavra, procuremos a sabedoria de como pregar. Não há outra coisa que nos mostre a Verdade senão Deus pela Sua Palavra. A Palavra que é essencial para a santificação.  Que nós, tenhamos e permitamos sermos como o apóstolo Pedro um homem que foi refinado por mais de 30 anos de experiência, a quem Jesus comissionou: “Apascenta as minhas ovelhinhas.” (João 21:17). Essa perseverança transformou Pedro o pescador da Galileia em um pastor bem habilitado.
            Com a nossa boca, deixemos que Deus fale por nós as maravilhas de Cristo. Não há outra maneira de ser salvo senão pelo sangue de Cristo. Deus não escolhe os capacitados, mas os escolhe para capacitá-los. Deus não procura pessoas capacitadas, Ele procura corações disponíveis pra Ele e transforma a vida dos que deixam Ele entrar.  Quando Deus nos pede algo, Ele nos capacita para isso. Precisamos ter na mossa mente e no nosso coração que: Nós somos PEDRAS VIVAS e o Senhor é o construtor que nos usa para edificar a Sua Igreja. Maravilhoso é sermos usados para construirmos através de cada um de nós uma Igreja Viva. Uma Igreja que ensine tudo que Jesus tem nos mandado: - ir, pregar, batizar, ensinar.  Martinho Lutero naqueles tempos já reconhecia a importância da lisura e seriedade no ensinamento das Escrituras quando disse: - “Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado mesmo que faça chover milagres todos os dias.” Procuremos saber andar em obediência para poder ajudar o outro a andar em obediência. O SEGREDO É OBEDECER: - E todas as bênçãos que a nós nos forem merecidas virão sobre nós e nos alcançarão. Isso quando verdadeiramente ouvirmos a voz do Senhor nosso Deus. Precisamos reter na nossa mente e no coração os ensinamentos da Palavra de Deus, porque ela é que comanda a formação do povo de Deus. Obrigado Senhor, por cada etapa que temos o privilégio de concluir.




10º) B I B L I O G R A F I A.

Ø  CHAMPLIM, Russel Norman. “Comentário do Novo Testamento Versículo por Versículo”.
            São Paulo (SP).

Ø  BARKER, Kenneth/BURDCK, Donald. “Bíblia de Estudo – NVI”.
            1.a edição, São Paulo (SP), Editora Vida, 2003.

Ø  SHEDD, Russel P. “Bíblia Shedd”. 1.a edição,
            São Paulo (SP), Editora Vida Nova, 1998.

Ø  ARPER, D. Karl e ZILLESSEN, Alfred. Evangelisches Kirchenbuch. 1. ed., vol. I, Vandenhoeck u. Ruprecht, Goettingen.
Ø  VOIGT, Gottfried. Die Lebendigen Steine — Série VI. Evangelische Verlangsanstalt Berlin, 1983.
Ø  EICHHOLTZ, Georg. Herr, tue meine Lippen auf. Vol. 4. Emil Müller Verlag, Wuppertal — Barmen, 1965.
Ø  Wissenschaft und Praxis in Kirche una Gesellschaft (Exegese de Wolfgang Ullmann).
Ø  Caderno 5, maio 1970. Verlag Vandenhoeck und Ruprecht, Göttingen.
Ø  Das Neue Testament Deutsch. Caderno 10. Traduzido e comentado por Friedrich Hauck. Verlag Vandenhoeck und Ruprecht Göttingen, 1949.
Ø  SCHMIDT, Kurt Dietrich. Kirchengeschichte. 5. ed. revista, Verlag Vandenhoeck und Ruprecht, Göttingen, 1967.
Ø  Bíblia de Estudo Almeida, Revista e Atualizada [ARA], 2ª ed., trad. João Ferreira de Almeida (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999), 38-39.
Ø  Russell Norman Champlin, O Novo Testamento interpretado versículo por versículo, 6 vol. (São Paulo: Hagnos, 2002), 1:445.
Ø  Bíblia de Jerusalém.
Ø  Novo Testamento Grego: Westcott-Hort (1881). Sociedade Bíblica do Brasil, 1881; 2007 S.
Ø  LÉXICO DO NOVO TESTAMENTO GREGO / PORTUGUÊS: segunda edição, 1979, revisado por F. Wilbur Gringrich e Frederick W. Danker. SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA Rua Antônio Carlos Tacconi, 75 04810 São Paulo SP.
Ø  ALMEIDA, J. F. Bíblia de Estudos Aplicação Pessoal. Versão Almeida Revista e Corrigida, Editora CPAD Edição de 1995.



5 comentários:

  1. ótima exegese que Deus o abençoe, só cuidado na hora de colocar a bibliografia coloque em ordem alfabética.

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    1. Muito boa a sua orientação muito enriquecedora para mim. Vou precisar muito da vossa cooperação, estou voltando a estudar com um pouco mais de afinco.

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    1. OBRIGADO por ser esse estimulo positivo para a minha busca espiritual. QUE CHUVAS DE BÊNÇÃOS SEJAM DERRAMADAS ABUNDANTEMENTE SOBRE A SUA VIDA.

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