Leitura = ROMANOS 6: 3-8; LUCAS 22: 17,19e20; 1ª CORÍNTIOS 11. 23-29.
Para Refletirmos: O verdadeiro valor dos ritos do Batismo e Ceia do Senhor não estão nos atos e elementos materiais e sim nas realidades espirituais que simbolizam.
PREÂMBULO
O Batismo e a Ceia do Senhor são Ordenanças de Jesus, ou seja, cerimônias ordenadas pelo Senhor Jesus Cristo. Elas são chamadas também de Sacramentos por serem Ordenanças Sagradas. “Cremos que o Senhor Jesus Cristo nos deixou como ordenanças: 1º) Batismo nas águas pelo ato de imersão, simbolicamente nos identificando com Ele pela sua morte, sepultamento e ressurreição (Rm 6. 3-8). 2º) Santa Ceia como ato memorial da sua morte propiciatória e vicária “até que Ele venha” (Lc. 22. 7-20; I Co 11. 23-29)”
Amados, nesta lição, queremos responder as seguintes perguntas:
• O que é o BATISMO NAS ÁGUAS?
• Qual a sua a finalidade?
• Quais os seus benefícios?
• O que é a SANTA CEIA?
• Na Ceia, comemos o corpo e bebemos o sangue de Cristo?
• Os elementos que compõem a Ceia do Senhor se misturam com o corpo e sangue de Cristo?
• Que significa: “em memória de mim”?
São dois os princípios distintivos são: (1) BATISMO = Que o BATISMO deve ser ministrado somente àqueles que confessam sua fé em Cristo (O batismo é um ato de confissão que é feito por uma pessoa convertida capaz de professar sua fé.); por conseguinte, as crianças não devem ser batizadas. Que a forma bíblica do batismo é a imersão do corpo na água. (2) E a CEIA DO SENHOR.
Temos no BATISMO uma ordem divina, um ritual simbólico, um sinal de já ter sido salvo, mas não necessário para a salvação.
Dois termos são usados para expressar as duas observâncias (Batismo em Água e a Ceia do Senhor) da Igreja de Cristo. O termo «ordenança» se deriva do latim ordo, que significa «uma fileira», «uma ordem». A palavra «ordenança» esta relacionada ao Batismo em água e a Ceia do Senhor Jesus. Sugerindo que essas cerimônias sagradas foram instituídas por mandamento, ou ordem de Cristo. Ele ordenou que fossem observadas pela Sua Igreja (Mat. 28.19,20; 1ª Co. 11.26.).
O que é o Batismo
O Batismo é um ato pelo qual mediante a fé nos unimos a Cristo para sepultar em sua morte a nossa velha natureza e começar pelo poder de sua ressurreição uma nova vida.
É um sinal visível de uma realidade espiritual.
Quando uma pessoa desce às águas do batismo, espiritualmente ela está se unindo a Cristo.
Nós não temos dimensão do que acontece no mundo espiritual quando uma pessoa se batiza. Mas todos que foram batizados sabem que algo aconteceu. Passamos a perceber a realidade de Deus em nossas vidas.
A firmeza e edificação de um discípulo dependem diretamente da revelação que ele tem de sua união com Cristo.
Batismo de Imersão
1. Significado e simbolismo do Batismo: Batismo é o ato que Jesus praticou, submisso a João Batista no rio Jordão, transmitindo-o posteriormente aos seus discípulos através dos apóstolos.
Vemos claramente explicado, o significado do batismo, nas seguintes passagens: Romanos 6:3/5 e Colossenses 2:12.
BATISMO NAS ÁGUAS, o seu verdadeiro significado. O Batismo é um mandamento de Jesus.
QUAL O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS.
O Batismo nas águas simboliza o pacto entre Jesus e a pessoa que recebeu Jesus como Salvador. É uma manifestação pública da sua fé em Jesus. É feita diante de Deus dos anjos e dos homens.
O Batismo simboliza a nossa morte para o velho « EU », os caminhos errados, o pecado e o mundo.
O Batismo simboliza a ressurreição de uma nova vida com Deus.
O Batismo é um funeral - a morte do « EU ».
O mergulhar nas águas quer dizer que morremos para nós próprios e para o mundo.
As águas simbolizam o sangue de Jesus no qual mergulhado ficamos lavados dos nossos pecados.
O sair das águas simboliza o ressuscitar - nascer de novo - para uma nova vida com Jesus. (Romanos 6:3-4).
A água
A palavra batismo tem origem na palavra grega BAPTO.
Bapto: Mergulhar , submergir
Mesmo em português é fácil notar isso:
Mc. 1:5 - Mergulhados no rio.
Jo. 3:23 - Porque havia muitas águas.
At. 8:36 - Havia águas.
A água tem um duplo simbolismo:
• Destruição : morte
• Salvação : vida
Ex.: O dilúvio.
Assim como os pecadores do tempo de Noé foram mortos pelas águas, pelas mesmas águas Noé e sua família foram salvos na arca. 1ª Pe 3:20-21.
A ira de Deus contra o pecado é salvação para os que o obedecem.
O Batismo em si, sozinho não salva ninguém. Batizar uma pessoa sem que haja fé em seu coração não ira salvá-la. Não é Batismo em si que salva. Quem salva é só Jesus Cristo.
O que nos une a Cristo é a fé. Sim. Mas o batismo é a maneira que JESUS determinou para se expressar e se consumar esta fé.
O significado espiritual do batismo
O Batismo é nossa união com Cristo.
É um sinal visível de uma realidade que acontece no mundo espiritual.
O Batismo
O que Jesus disse sobre o batismo.
Mt 28:18-20= batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que Eu vos tenho mandado;
Mc 16:16= “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
A prática dos apóstolos.
Após receberem o Espírito Santo os apóstolos começaram a anunciar o evangelho do reino. Aqueles que criam, eram imediatamente batizados, cumprindo as ordens de Jesus.
At 2:38-41= (no dia de pentecostes) “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, ..seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados.
At 8:12 (os samaritanos) crer na Palavra do reino e no Nome de Jesus. At 8:36-38 (o etíope eunuco); At 9:17-18 ;22:13-16 (Paulo); At 10:44-48(Cornélio e sua família); At 16:13-15(Lídia e sua família); At 16:25;30-35 (o carcereiro e sua família); At 18:8(Crispo e os coríntios); At 19:4-5(os doze apóstolos.); Gl 3:27; Rm 6:3; Mc 16:16; At 2:38.).
Cálculo do preço
Lc. 14:25-33 = Jesus fala isso, para a multidão que o seguia. Por duas vezes Jesus usa a palavra “calcular” (v28 e v31 - em outras traduções fazer as contas) falando sobre a edificação e depois sobre um combate.
A Ceia do SENHOR
(1ª Coríntios 11.23-30)
A Ceia do Senhor é um símbolo, um memorial onde se lembra da aliança feita por e com Jesus. Por isso Jesus ensinou: “Fazei isso em memória de mim”. Jesus mandou-nos celebrar a aliança que Ele fez com a Igreja, sempre que esta estivesse reunida.
Celebrar a Ceia com entendimento é fundamental para a edificação e crescimento dos crentes que fazem parte do Corpo de Cristo. A Bíblia ensina que antes do crente participar da Ceia do Senhor deve examinar-se (2ª Co. 11.28). O seu coração deve estar puro, mas se houver pecado, que se arrependa dele. Se tiver alguma questão contra alguém, deve procurar resolvê-la, reconciliando-se com o ofendido. A Ceia do Senhor é uma cerimônia espiritual e o participante deve estar preparado. Ela lembra a redenção do salvo e abre as portas eternas para ele. Somente o salvo em Jesus Cristo em plena comunhão com o Senhor pode participar desse momento singular de celebração (I Co. 11. 29).
Essa é uma ocasião onde os cristãos partem e come o pão material e bebe algum vinho natural feito de uvas nativas. E também é a ocasião onde o Deus supremo - o Pastor de Igreja - está presente e que o Espírito Santo distribui alimento espiritual e bênçãos, que Ele adquiriu para eles através de Sua morte na cruz e Sua ressurreição. É um mistério sagrado e divino, mas uma realidade gloriosa para os cristãos. Eles recebem isso com gratidão e vida renovada - nova força e coragem.
A nossa posição interpretativa quanto a Ceia do Senhor é O MEMORIAL: lembrança. Jesus mandou que a distribuição do pão e do vinho fosse feita “em memória de mim... todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.”(I Co. 11.24-26). Quando nós participamos do pão e do vinho, simbolicamente participamos do corpo e do sangue de Jesus. É um ato memorial e deve ser feito com bastante responsabilidade. Estamos lembrando a nós mesmos que nossa felicidade é o resultado do sacrifício de Jesus, que Ele pagou todas as nossas dividas, curou nossas enfermidades, deu-nos a paz. Através da Ceia do Senhor, estamos, pois, também pregando para os não convertidos que Jesus Cristo morreu por eles e quer salvá-los. Por isso, afirmamos que o culto da celebração da Ceia do Senhor é um culto missionário.
As nossas Igrejas normalmente aconselham que somente os batizados nas águas participem da Ceia do Senhor, por terem declarado publicamente que é salvo. Mas reconhecemos que o batismo nas águas não é pré-requisito espiritual para a participação da Ceia do Senhor. Todavia, ensinam-se a igreja quais as condições espirituais para a participação digna. Lembramos que a participação indigna acarretará condenação (1ª Cor. 11.29). É uma responsabilidade que cada um deve assumir.
Resumindo o batismo nas Águas é Ordenança de Jesus aos salvos e confirmação pública do salvo de que este morreu, foi sepultado, mas ressuscitou e vive com Cristo. A Ceia do Senhor é Ordenança de Jesus MEMORIAL ATÉ QUE ELE VENHA.
Cada vez que celebramos um batismo nas águas, o nosso coração se enche de gozo. Pois está sendo cumprida uma das ordenanças de Jesus e também o fato de pessoas estarem assumindo perante a sociedade a sua condição de cristãos. É uma autenticação da fé, que antes aceitaram e agora proclama para o mundo. É uma renovação do pacto já firmado com o Senhor Jesus Cristo de mudança de atitude, de ser nova criatura, de morrer para o homem velho, ser sepultado com Cristo e ressuscitar com Ele.
A Ceia do Senhor é a outra ordenança de Jesus Cristo e É UM MEMORIAL de participação do corpo e do sangue de Jesus. Este ato nos lembra de forma vivida a cruz de Cristo e a proteção que ela representa para nós. Devemos participar conscientemente, com responsabilidade e amor, até aquele dia, Grande Ceia, onde o celebrante será o próprio Jesus Cristo.
SINTESE
• A CEIA DO SENHOR É UMA ORDENANÇA DE CRISTO PARA SUA IGREJA E VISA MANTER A UNIDADE DOS MEMBROS DO CORPO DE CRISTO.
• Cremos e afirmamos que os elementos da Ceia do Senhor, o pão e o vinho, não se misturam, eles lembram que o corpo de Jesus, representado pelo vinho, foi derramado pelos nossos pecados.
• Na Ceia do Senhor a nossa posição é a de que acontece a presença simbólica em que o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Cristo.
• O que encontramos nos evangelhos, não é uma refeição simbólica, mas a realidade duma verdadeira refeição em que todos se sentem unidos, em que todos participam do alimento comum, o pobre e o rico, o entendido e o ignorante, o escravo e o seu senhor, o apóstolo e o recém-convertido.
• Não podemos esquecer de que a CEIA DO SENHOR não é somente uma refeição de confraternização. É em primeiro lugar o anúncio da salvação através da morte de Jesus na Cruz do Calvário, mas esse anúncio era efetuado, não no Templo ou nas sinagogas, mas durante uma refeição comunitária. Era perante os frutos dessa salvação comum, bem evidente no espírito de fraternidade que a mensagem da salvação era anunciada.
• Parece que um dos assuntos mais “pacíficos” seja o significado ou simbolismo do pão e do vinho, pois Jesus foi bem claro: “... isto é o meu corpo...”, e “... isto é o meu sangue...” como aparece nas várias passagens já mencionadas. Muito mais difícil é a questão dos elementos que poderão simbolizar o corpo e o sangue de Jesus.
• O termo “Ceia do Senhor” com elevada carga teológica. O termo “partir do pão” que mais nos aproxima do primitivo cristianismo, tem o inconveniente de estar ligado a uma cultura, pois o pão não é à base de alimentação em todas as culturas, perdendo o seu significado em África ou no Oriente.
• Mateus é lembrado como o grande tomador de notas e seu relato é provavelmente o primeiro escrito sobre a Ceia do Senhor.
• A CEIA DO SENHOR aponta para uma refeição de comunhão mais maravilhosa na presença de Deus, no futuro, quando a comunhão do Éden será restaurada e haverá então uma alegria ainda maior, porque os que comem na presença de Deus serão pecadores perdoados, agora confirmados em justiça, incapazes de pecar outra vez. Mt. 26.26-29; 1ª Co. 11.23-25; Êx. 24. 9-11; Dt.14.23,26; Hb. 10.1-4; Mt.26.29; Ap.19.9.(Wayne Grudem)
• A CEIA foi instituída durante as festas da Páscoa. A páscoa não era a páscoa verdadeira, atual, mas um memorial da primeira. A CEIA do Novo Testamento for instituída para ser "em memória de Mim" (1ª Cor. 11:24,25). A ceia é um memorial da sua morte que lembramos; é uma festa espiritual.
• A maioria dos estudiosos da Bíblia afirma que a Ceia do Senhor teve origem na Páscoa judaica a que o nosso Mestre deu novo significado.
• A Ceia do Senhor tem como (SIGNIFICADO): A morte de Cristo – 1ª Co. 11.20; A Unidade dos cristãos – 1 Co. 10. 17; Nossa participação nos benefícios da morte de Cristo – Mt. 26.26;Alimento espiritual – Jo. 6. 53-57.
• A Ceia do Senhor (BÊNÇÃOS): - Cristo afirma Seu amor por nós./ Cristo afirma que todas as bênçãos da salvação estão reservadas para nós./ Nós afirmamos a nossa fé em Cristo.
• A CEIA DO SENHOR também realça no nosso coração uma perspectiva futura, a VINDA GLORIOSA DO SENHOR PARA BUSCAR A SUA IGREJA.
CONCLUSÃO
O Batismo e a Ceia do Senhor são as duas ordenanças da igreja. São símbolos, mas sua observância envolve fé, exame de consciência, discernimento, confissão, gratidão, comunhão e culto.
O Batismo é administrado pela igreja, sob a autoridade do Deus triúno, e sua forma é a imersão daquele que, pela fé, já recebeu a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Por esse ato o crente retrata a sua morte para o pecado e a sua ressureição para uma vida nova.
A Ceia do Senhor, observada através dos símbolos do pão e do vinho, é um profundo esquadrinhamento do coração, uma grata lembrança de Jesus Cristo e sua morte vicária na cruz, uma abençoada segurança de sua volta e uma jubilosa comunhão com o Cristo vivo e seu povo.
O Batismo e a Ceia do Senhor, as duas ordenanças da igreja, são símbolos da redenção, mas sua observância envolve realidades espirituais na experiência cristã.
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