A DIVINDADE DE JESUS CRISTO
Leitura: COLOSSENSES 1: 12-24=12
No ESPIRITISMO, Ele era um reformador da Judéia, com a missão de ensinar aos homens uma elevada moral, a moral evangélico-cristã; foi à segunda revelação de Deus (a primeira teria sido Moisés, e a terceira, o espiritismo); foi um médium de primeira grandeza, um espírito iluminado.
Para os TESTEMUNHAS-DE-JEOVÁ, Ele é um ser criado por Jeová, poderoso, mas não Todo-Poderoso.
No BUDISMO, Jesus foi um grande Mestre.
No MORMONISMO, Jesus não foi gerado pelo Espírito Santo, e viveu em poligamia: Marta e Maria, irmãs de Lázaro, teriam sido suas esposas.
No ISLAMISMO, Jesus teria sido um mensageiro de Deus, porém menor que Maomé.
Na NOVA ERA Jesus não é Deus porque todos somos deuses; a Era de Peixes, de Jesus, está se expirando, e um novo avatar surgirá para conduzir a humanidade à Era de Aquários, que colocará o mundo em ordem e estabelecerá a paz.
Negar a divindade de Jesus é uma das características das seitas, mas “as portas do inferno não prevalecerão” contra a Igreja de Cristo. PARA NÓS, CRISTÃOS, JESUS CRISTO É DEUS. A prova disso não é apenas a nossa fé. Contamos com a Bíblia Sagrada, livro escrito por cerca de 40 escritores, divinamente inspirado.
Contamos também com o testemunho de apóstolos que caminharam com Jesus, ouviram suas palavras e viram seus milagres, a exemplo de Pedro que declarou enfático: “TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO” (Mateus 16.16.). Temos as palavras do próprio Jesus que afirmou: “EU E O PAI SOMOS UM” (João 10.30.). Temos o testemunho do profeta Isaías que, 700 anos de O Verbo habitar entre nós, chamou-O de “Deus Forte” e “Pai da Eternidade” (Isaías 9.6.).
Contamos, também, com o testemunho de milhões de vidas transformadas pelo poder que há no Seu Nome. Tratar-se-ia de apenas um espírito evoluído, um homem com poderes mediúnicos como desejam os kardecistas? Se Jesus é apenas um espírito iluminado, por que não “baixa” nas sessões espíritas? Se Jesus foi igual a Buda e Maomé, onde estão seus ossos? Em lugar nenhum iremos encontrá-los porque Jesus ressuscitou, e vive e reina para sempre. Aleluia!
Vejamos o que dizem as Escrituras sobre a Divindade de Jesus.
CRISTO, O CRIADOR.
(João 1.3, 10=TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR MEIO DELE, E SEM ELE NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ... estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele e o mundo não O conheceu.) “POIS NELE FORAM CRIADAS TODAS AS COISAS QUE HÁ NOS CÉUS E NA TERRA, VISÍVEIS E INVISÍVEIS, SEJAM TRONOS, SEJAM DOMINAÇÕES, SEJAM PRINCIPADOS, SEJAM POTESTADES, TUDO FOI CRIADO POR ELE E PARA ELE” (COLOSSENSES 1.16). “... a nós falou-nos [Deus] nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez o mundo.” (Hebreus 1.2).
Cristo, O Deus.
“A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO, E O CHAMARÃO PELO NOME DE EMANUEL, QUE QUER DIZER: DEUS CONOSCO” (MATEUS 1.23). “NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, E O VERBO ESTAVA COM DEUS, E O VERBO ERA DEUS”... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.) (JOÃO 1.1,14). Atenção: “O Verbo era Deus”, e não “o Verbo era um deus”, como desejam os testemunhas-de-jeová. “Eu e o Pai somos um” (João 10.30); “Quem me vê, vê o Pai” (João 14.9). “O Pai está em mim, e Eu Nele” (João 10.38.).
“Disse-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu” (João 20.28) E ai nós ainda podemos tirar uma grande lição pra nós hoje (JOÃO 20.29 que diz=Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé creste; bem-aventurados os que não viram e creram.); “Deles são os patriarcas, e deles descende Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém”. (Romanos 9.5). (Colossenses 2.9= Porque Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;). (Isaías 9.6=Porque um filho nos nasceu... “O seu nome será: MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ). “Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1ª João 5.20 = E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.). Outras referências: (JOÃO 1.15/18/30; Colossenses 1.15; 2ª CORÍNTIOS; 4:4;5.19 = Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
CRISTO, O ETERNO.
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim” (Apocalipse 22.13.). “Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão nascesse eu sou” (João 8.58.). “Eu e o Pai somos um” (João 10:30,38.). “Há tanto tempo estou convosco e não Me conhece, Filipe? Quem me vê, vê o Pai... crede-me quando digo que estou no Pai e o Pai está em Mim” (João 14.9-11,20; 17.21.). “Vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai” (João 16.28.) Outras ref.: Jo. 1.18;6.57; 8.19 =Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.
CRISTO, O TODO-PODEROSO.
“É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mateus 28.18.). “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, aquele que é que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1.8.). Outras referências: Efésios 1.20-23; João 21.17 = Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
CRISTO, O SALVADOR.
Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do espírito santo, Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador. (Tito 3.4-6.)
(ATOS 4.12) Vejam a ênfase: “Em nenhum outro nome”. Não sobra para Buda, para Allan Kardec, para Maomé, para Confúcio, para Lao-Tsé, para Osíris, Vishnu, Brama, Shiva, Zoroastro, Maytreia. O NOME DE JESUS ESTÁ ACIMA DE TODOS E DE TUDO. Outras referências: Jo. 3.16; Lc. 4.18;Is. 61.1 = O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.
Jesus não foi um simples fundador de uma religião. Os afamados fundadores de seitas que surgiram na história da humanidade estão todos mortos e devidamente enterrados; seus corpos foram comidos pelos vermes, e seus ossos, se ainda restam, estão em algum lugar.
Com JESUS não aconteceu à mesma coisa. A terra não pôde detê-lo; a morte não teve domínio sobre Ele. Jesus ressuscitou do sepulcro e sobre isto há o testemunho das Escrituras; há o registro de testemunhas oculares que com Ele estiveram durante sua vida terrena e após a sua ressurreição, e viram-no ascender aos céus (Mt. 28.1-10;16-18; Mc. 16.1-14; Lc. 24.1-52; Jo. 20.1-18.
OS TÍTULOS DE JESUS
No princípio era O VERBO, e O VERBO estava com Deus, e O VERBO era Deus. ELE estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ELE, e sem ELE nada do que foi feito se fez. NELE estava à vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. (JOÃO 1: 1- 5).
De forma direta ou indireta, pelo nome ou pelos títulos, o nosso Salvador permeia toda a Bíblia, onde é apresentado, por exemplo, como MESSIAS, REDENTOR, LIBERTADOR, PERDOADOR DE PECADOS, JUIZ, REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
Vejamos alguns dos TÍTULOS de JESUS distribuídos por vários livros:
Gênesis: SEMENTE DA MULHER. Jó: REDENTOR. Salmos: PEDRA ANGULAR. Cantares: ROSA DE SARON. Isaías: MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ, EMANUEL, GLÓRIA DO SENHOR, LEGISLADOR, PODEROSO DE JACÓ, RENOVO, SANTO DE ISRAEL. Jeremias: JUSTIÇA NOSSA. Daniel: UNGIDO OU MESSIAS. Miquéias: JUIZ DE ISRAEL. Ageu: DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES. Zacarias: REI. Malaquias: MENSAGEIRO DA ALIANÇA, SOL DA JUSTIÇA. Mateus: FILHO AMADO, FILHO DE DAVI, FILHO DE DEUS, FILHO DO HOMEM, GUIA, REI DOS JUDEUS. Marcos: FILHO DO DEUS BENDITO, SANTO DE DEUS. Lucas: CONSOLAÇÃO DE ISRAEL, FILHO DO ALTÍSSIMO, PODEROSO SALVADOR, PROFETA, SALVADOR, SOL NASCENTE. João: A PORTA, A RESSURREIÇÃO E A VIDA, BOM PASTOR, CORDEIRO DE DEUS, CRIADOR, DEUS UNIGÊNITO, EU SOU, LUZ DO MUNDO, LUZ VERDADEIRA, VERBO, VERDADE, VIDA, VIDEIRA VERDADEIRA. Atos: JUSTO, SANTO, SENHOR DE TODOS. Romanos: DEUS BENDITO, LIBERTADOR. 1ª coríntios: ADÃO, NOSSA PÁSCOA, ROCHA, SENHOR DA GLÓRIA. 2ª Coríntios: IMAGEM DE DEUS. Efésios: CABEÇA DA IGREJA. 1ª Timóteo: BEM-AVENTURADO, MAGNÍFICO SOBERANO, MEDIADOR, REI DOS REIS, REI DOS SÉCULOS, SENHOR DOS SENHORES. Tito: SALVADOR. Hebreus: APÓSTOLO DA NOSSA CONFISSÃO, HERDEIRO E TODAS AS COISAS, AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ, GRANDE SUMO SACERDOTE. 1ª Pedro: PASTOR E BISPO DAS ALMAS, PRÍNCIPE DOS PASTORES. 1ª João: ADVOGADO. Apocalipse: ALFA E ÔMEGA, CORDEIRO, LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO, PRIMOGÊNITO, REI DOS SANTOS, RESPLANDECENTE ESTRELA A MANHÃ, TODO-PODEROSO.
Nos Títulos de Cristo
Os dois títulos ou nomes que os cristãos mais usam quando se referem ao Senhor são “Jesus” – transliteração da palavra hebraica “Joshua”, que significa “Javé É Salvação” – e “Cristos” – uma tradução do termo grego Christos, significando “O Ungido” ou “Messias”. A seguir, apresentaremos alguns outros nomes ou títulos importantes que Cristo usou no Novo Testamento. Cada título expressa uma verdade distinta sobre Jesus e seu relacionamento com os crentes.
Títulos de Cristo | ||
Nome do Título | Significado | Referência Bíblica |
Último Adão | Primeiro da nova raça dos redimidos. | 1ª Co. 15.45 |
Alfa e Ômega | O começo e o fim de tudo. | Ap. 21.6 |
Pão da Vida | A comida essencial. | Jo. 6.35 |
Pedra Angular | O verdadeiro fundamento da vida. | Ef. 2.20 |
Supremo Pastor | Protetor, sustentador e guia. | 1ª Pe. 5.4 |
Primogênito dos mortos | Leva-nos à ressureição e vida eterna. | Cl. 1.18 |
O Bom Pastor | O que sustenta e cuida. | Jo 10.11 |
O Grande Pastor de Ovelhas | Guia e protetor de confiança. | Hb. 13.20 |
Sumo Sacerdote | Um sacrifício perfeito para nossos pecados. | Hb. 3.1 |
Santo de Deus | Natureza sem pecado. | Mc. 1.24 |
Emanuel (Deus Conosco) | Está ao nosso lado em todas as circunstâncias de nossas vidas. | Mt. 1.23 |
Rei dos reis, Senhor dos senhores. | O Todo Poderoso, diante de quem todo joelho se dobrará. | Ap. 19.16 |
Cordeiro de Deus | Deu sua vida como sacrifício em nosso favor. | Jo. 1.29 |
Luz do mundo | Traz esperança nas trevas. | Jo. 9.5 |
Senhor da Glória | O poder e a presença do Deus vivo. | 1ª Co. 2.8 |
Mediador entre Deus e os Homens | Leva-nos à presença de Deus, redimidos e perdoados. | 1ª Tm. 2.5 |
Filho Unigênito | O Único, singular Filho de Deus. | Jo. 1.14 |
Profeta | Proclamador fiel das verdades de Deus. | At. 3.22 |
Salvador | Livra-nos do pecado e da morte. | Lc. 1.47 |
Semente de Abraão | Mediador da aliança de Deus. | Gl. 3.16 |
Filho do Homem | Identifica-se com nossa humanidade. | Mt. 18.11 |
O Verbo | Presente com Deus na Criação. | Jo. 1.1 |
CRISTO EM CADA LIVRO DA BÍBLIA.
EM Gênesis, JESUS É O CORDEIRO NO ALTAR DE ABRAÃO.
EM Êxodo, É O CORDEIRO DA PÁSCOA.
EM Levítico, ELE É O SUMO SACERDOTE.
EM Números, ELE É A NUVEM DURANTE O DIA E A COLUNA DE FOGO DURANTE A NOITE.
Em Deuteronômio, ELE É A CIDADE DE NOSSO REFÚGIO.
Em Josué, ELE É O TECIDO VERMELHO NA JANELA DE RAABE.
Em Juízes, ELE É O NOSSO JUIZ.
Em Ruth, ELE É O NOSSO PARENTE REDENTOR.
Em I e II Samuel, ELE É O NOSSO PROFETA CONFIÁVEL.
Nos livros de Reis e Crônicas, É O NOSSO SOBERANO.
Em Esdras, ELE É O NOSSO ESCRIBA FIEL.
Em Neemias, É O RECONSTRUTOR DE TUDO QUE ESTÁ DESTRUÍDO.
Em Ester, ELE É MORDECAI ASSENTADO FIELMENTE NO PORTÃO.
Em Jô, ELE É O NOSSO REDENTOR QUE VIVE PARA SEMPRE.
Em Salmos, ELE É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ.
Em Provérbios e Eclesiastes, ELE É NOSSA SABEDORIA.
Em Cantares, ELE É O BELO NOIVO.
Em Isaias, ELE É O SERVO SOFREDOR.
Em Jeremias e Lamentações, JESUS É O PROFETA QUE CHORA.
Em Ezequiel, ELE É O MARAVILHOSO HOMEM DE QUATRO FACES.
Em Daniel, ELE É O QUARTO HOMEM NA FORNALHA.
Em Oséias, ELE É O AMOR SEMPRE FIEL.
Em Joel, ELE NOS BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO E COM FOGO.
Em Amós, ELE LEVA NOSSOS FARDOS.
Em Obadias, NOSSO SALVADOR.
Em Jonas, ELE É O GRANDE MISSIONÁRIO QUE LEVA AO MUNDO A PALAVRA DE DEUS.
Em Miquéias, ELE É O MENSAGEIRO DOS PÉS FORMOSOS.
Em Naum, ELE É O VINGADOR.
Em Habacuque, ELE É A SENTINELA ORANDO SEMPRE PELO REAVIVAMENTO.
Em Sofonias, ELE É O SENHOR PODEROSO PARA SALVAR.
Em Ageu, ELE É O RESTAURADOR DE NOSSA HERANÇA PERDIDA.
Em Zacarias, É A NOSSA FONTE.
Em Malaquias, ELE É O FILHO DA JUSTIÇA COM A CURA EM SUAS ASAS.
Em Mateus, ELE É O CRISTO O FILHO DO DEUS VIVO.
Em Marcos, ELE É O OPERADOR DE MILAGRES.
Em Lucas, ELE É O FILHO DO HOMEM.
Em João, ELE É A PORTA PELA QUAL TODOS DEVEM PASSAR.
Em Atos, É A LUZ BRILHANTE QUE APARECE A SAULO NO CAMINHO DE DAMASCO.
Em Romanos, É A NOSSA JUSTIFICAÇÃO.
Em Coríntios, É NOSSA RESSURREIÇÃO E O QUE LEVA OS NOSSOS PECADOS.
EM Gálatas, ELE NOS REDIME DA LEI.
EM Efésios, ELE É NOSSA RIQUEZA INSONDÁVEL.
EM Filipenses, ELE SUPRE TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES.
EM Colossenses, ELE É A PLENITUDE DO DEUS ENCARNADO.
EM Tessalonicenses, ELE É O NOSSO REI QUE VIRÁ.
EM Timóteo, ELE É O NOSSO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS.
EM Tito, ELE É NOSSA BENDITA ESPERANÇA.
A TRINDADE
Negar a divindade de Jesus é negar a existência o DEUS TRINO, ou seja, do DEUS ÚNICO, eternamente subsistente em três Pessoas: a Primeira Pessoa, DEUS PAI; a Segunda Pessoa, DEUS FILHO; e a Terceira Pessoa, DEUS ESPÍRITO SANTO. A unidade divina é uma unidade composta dessas três pessoas, coexistentes, porém distintas. Examinemos a Palavra:
“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR” (Deuteronômio 6.4). Este versículo é muito usado pelos que não aceitam a Trindade. Sustentam que não existem três Deuses, mas apenas um. Ora, a ideia do Deus trino, da unidade composta, está subjacente em outras passagens, como veremos a seguir.
“Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem...” (Gênesis 1.26.). O uso da primeira pessoa do plural – FAÇAMOS – indica que Deus não estava só na obra da Criação: o Filho e o Espírito estavam presentes. Vejam também Gênesis 3.22; 11.7; Isaías 6.8 “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” Amém (2ª Coríntios 13.13.). Conhecida como a “bênção apostólica”, este versículo revela o Deus trino.
No batismo de Jesus no Jordão, conforme (Mateus 3.16-17), temos o Espírito de Deus “descendo sobre Jesus”; a voz do Pai dizendo “Este é o meu Filho amado”; e o Verbo, o Deus Filho ali encarnado e habitando entre nós.
O livro de Judas fala da Trindade: ”Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai a vós mesmos na caridade de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” (Judas 1: 20-21.).
O apóstolo Pedro deixou o seu testemunho sobre as Pessoas da Trindade: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo” (1 Pedro 1.2.).
Na seguinte passagem Jesus mais uma vez revela sua divindade e reafirma a existência da trindade em Deus: (Lucas 24.49 = E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder) A promessa diz respeito ao batismo no Espírito Santo, plenamente cumprida em (Atos 2.1-4.). Vejam que a promessa é do Pai, mas quem envia é o Senhor Jesus; envia do alto, do céu. Jesus confirma o que já houvera dito: “Eu e o Pai somos um”. Outra referência: (Atos 2.32-33.).
A verdade é que “Deus estava em Cristo”, como afirmou o apóstolo Paulo (2ª Coríntios 5.19.). Finalmente, fiquemos com estas palavras gloriosas: “O Filho é o resplendor da sua glória e a expressa imagem da sua pessoa [do próprio Deus], sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. Havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturas” (Hebreus 1.3.).
SINTESE: O que é Cristo como SENHOR para nós como Crentes? Cristo é a Palavra Viva: Cristo é o Logos, isto é, a fala, a expressão de Deus.
1- NOSSA REDENÇÃO O pecador, sem Cristo, é vencido pelo pecado (Rm. 7.14.), mas Cristo é a sua redenção. (1ª Cor 1:30; Hb. 2:15.).
2- NOSSA PERFEIÇÃO ESPIRITUAL (COL. 2:9-10= PORQUE NELE HABITA CORPORALMENTE TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE; 10. E ESTAIS PERFEITOS NELE, QUE É A CABEÇA DE TODO O PRINCIPADO E POTESTADE;).
3- NOSSA SANTIDADE (Apoc 1:5 = E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,).
4- SABEDORIA “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (COL. 2:3.).
5- SANTIFICAÇÃO “O qual para nós foi feito por Deus, santificação” (1ª Cor 1:30)
6- NOSSA JUSTIÇA “Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus justiça” 1ª Cor 1:30; (2ª Cor 5:21= Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que Nele fôssemos feitos justiça de Deus.)
7- NOSSA VITÓRIA “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” (1ª Cor 15:57.)
8- NOSSA PAZ João 16:33, “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz”
9- “NOSSO GOZO”. . . para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.” (JOÃO 15:11.)
10- NOSSA ESPERANÇA Col. 1:27, “Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;”
11- NOSSA OBEDIÊNCIA = (HEBREUS 10:7) = ENTÃO DISSE: EIS AQUI VENHO; João 17:4= Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer; 19:30= E, QUANDO JESUS TOMOU O VINAGRE, DISSE: ESTÁ CONSUMADO. E, INCLINANDO A CABEÇA, ENTREGOU O ESPÍRITO. Fil. 2:8= E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.
12- NOSSA ESPIRITUALIDADE (1ª COR 2:16=PORQUE, QUEM CONHECEU A MENTE DO SENHOR, PARA QUE POSSA INSTRUÍ-LO? MAS NÓS TEMOS A MENTE DE CRISTO)
13- NOSSA FORÇA “A força da minha vida” – (Salmo 27:1)
A fonte suprema da autoridade cristã é o Senhor Jesus Cristo. Sua soberania emana da eterna divindade e poder – como o unigênito Filho do Deus Supremo – de sua redenção vicária e ressureição vitoriosa. Sua autoridade é a expressão de amor justo, sabedoria infinita e santidade divina, e se aplica à totalidade da vida. Dela procede à integridade do propósito cristão, o poder da dedicação cristã, a motivação da lealdade do propósito cristão. Ela exige a obediência aos mandamentos de Cristo, dedicação ao seu serviço, fidelidade ao Seu Reino e a máxima devoção à sua pessoa, como o Senhor vivo. A suprema fonte de autoridade é o Senhor Jesus Cristo, e toda a esfera da vida sujeitam-se à sala soberania.
Que a graça e a Paz do SENHOR reinem na mente e nos corações de todos, para sempre. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário